O 20º Congresso Mundial da Consumers International será realizado em Brasília entre os dias 18 e 20 de novembro. O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, é o co-organizadordo evento
Tem início nesta quarta-feira (18/11), em Brasília, o 20º Congresso Mundial da Consumers International. O evento é organizado pela Consumers International (CI), movimento internacional que reúne mais de 240 organizações de defesa do consumidor do mundo todo. Do Brasil, são membros o Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor e Política (Brasilcon), Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Alana, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
"É uma honra para o Brasil sediar este importante evento da Consumers International no mesmo ano em que comemoramos o 25º aniversário do Código de Defesa do Consumidor do Brasil", disse Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).
A secretária participará do painel sobre a atualização das Diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Proteção ao Consumidor e também apresentará aos participantes a ferramenta inovadora Consumidor.gov.br.
O congresso neste ano terá como tema "Revelando o poder do consumidor" e contará com a participação de representantes de mais de 120 países. No painel de abertura será debatido o tema "As oportunidades e desafios para consumidores em um mundo em rápida mudança". Mas outros assuntos de interesse dos consumidores de todo o mundo também serão discutidos por palestrantes de renome, como o embaixador Roberto Azevedo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Dr. Mikhusa Kituyi, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, que apresentará a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon.
"Os direitos dos consumidores são os direitos de todas as pessoas no mundo de hoje, e é importante garantir que os consumidores sejam tratados de forma justa, tenham acesso à informação e à proteção e possam participar da discussão de temas que impactem suas vidas”, declarou Amanda Long, secretária-geral da Consumers International.
Organizações de consumidores de todo o mundo apresentarão seus casos de sucesso e compartilharão suas campanhas, bem como debates em torno de temas como a proteção de dados pessoais, alimentação saudável, consumidores e comércio e o crescimento da economia colaborativa.
Por Angela Crespo com Assessoria de Imprensa do CI
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.