Brasil sedia o maior evento de defesa do consumidor do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

O 20º Congresso Mundial da Consumers International será realizado em Brasília entre os dias 18 e 20 de novembro. O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, é o co-organizadordo evento

Tem início nesta quarta-feira (18/11), em Brasília, o 20º Congresso Mundial da Consumers International. O evento é organizado pela Consumers International (CI), movimento internacional que reúne mais de 240 organizações de defesa do consumidor do mundo todo. Do Brasil, são membros o Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor e Política (Brasilcon), Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Alana, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

"É uma honra para o Brasil sediar este importante evento da Consumers International no mesmo ano em que comemoramos o 25º aniversário do Código de Defesa do Consumidor do Brasil", disse Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

A secretária participará do painel sobre a atualização das Diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Proteção ao Consumidor e também apresentará aos participantes a ferramenta inovadora Consumidor.gov.br.

O congresso neste ano terá como tema "Revelando o poder do consumidor" e contará com a participação de representantes de mais de 120 países. No painel de abertura será debatido o tema "As oportunidades e desafios para consumidores em um mundo em rápida mudança". Mas outros assuntos de interesse dos consumidores de todo o mundo também serão discutidos por palestrantes de renome, como o embaixador Roberto Azevedo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Dr. Mikhusa Kituyi, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, que apresentará a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon.

 "Os direitos dos consumidores são os direitos de todas as pessoas no mundo de hoje, e é importante garantir que os consumidores sejam tratados de forma justa, tenham acesso à informação e à proteção e possam participar da discussão de temas que impactem suas vidas”, declarou Amanda Long, secretária-geral da Consumers International.

Organizações de consumidores de todo o mundo apresentarão seus casos de sucesso e compartilharão suas campanhas, bem como debates em torno de temas como a proteção de dados pessoais, alimentação saudável, consumidores e comércio e o crescimento da economia colaborativa.

Por Angela Crespo com Assessoria de Imprensa do CI

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br

Assine a newsletter do Consumo em Pauta.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore