Quem explica os cuidados para bem contratar um Papai Noel é Paulo Mendes, diretor da Cia do Bafafá, empresa especializada no treinamento de ‘bons velhinhos’
O Natal se aproxima e os Papais Noéis já ganharam assentos em shoppings e boa parte das lojas de varejo. A presença deles nos estabelecimentos atrai consumidores, principalmente aqueles que têm crianças. A contratação de um profissional para exercer o papel de Papai Noel precisa ser criteriosa. Caso contrário, poderá trazer problemas para o estabelecimento. O pior deles é a redução de público e consequentemente não alcançar as metas de vendas.
Dicas de como contratar um profissional para atuar como Papai Noel serão dadas por Paulo Mendes, diretor da Cia do Bafafá, empresa que há quase três décadas treina pessoas que querem este trabalho. Ele é o convidado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta desta segunda-feira. Quem já contratou o profissional para este ano, pode acompanhar o desempenho dele com base nas informações de Mendes. E quem vai contratar para alegrar os pequenos na Noite de Natal, em sua casa, precisa ficar atento a cada detalhe dado pelo treinador.
Para se ter uma ideia da importância do Papai Noel neste período do ano, a Cia do Bafafá apresenta alguns números. Em 2017 foram 180 visitas na noite de 24 de dezembro; este ano, a previsão é de crescer em 5% o número de visitas nos lares. Ao longo do mês de dezembro, em 2017, foram realizadas 150 visitas em empresas e escolas e para 2018 a empresa já prevê também um aumento de 5%. Nos shoppings da cidade e Estado de São Paulo, o crescimento de Papais Noéis oferecidos pela Cia do Bafafá é de 40% em 2018.
A primeira dica de Mendes é procurar um profissional que foi treinado para exercer o papel de Papai Noel. “Para ser o ‘bom velhinho’, o profissional precisa ter certa idade, barba verdadeira e conhecimento sobre o personagem. Outras características são personalidade, carisma e afinidade com criança”, comenta o diretor da Cia do Bafafá. “O treinamento, nós proporcionamos. Os demais requisitos o próprio candidato deve ter.”
O treinamento da Cia do Bafafá engloba a história do Papai Noel, como surgiu no mundo a figura; quem é o ‘bom velhinho’; onde mora e quem o ajuda. Há também dicas de conservação da barba e sobre o guarda-roupa. No fim do curso é realizada dinâmica com os Papais Noéis com a participação de sete crianças e a gravação de um clip de Natal.
Na hora da contratação, recomenda Mendes, procurar profissionais de empresas especializadas, mesmo se o contratante for uma família. Isso, conforme Mendes, é o grande gancho para o sucesso do trabalho do profissional. “Se for possível, conversar antes com o profissional, para conhecer seu perfil e dizer o que se espera dele.”
Não esquecer que talvez seja necessária a contratação de outros personagens que cercam o Papai Noel. O diretor da Cia do Bafafá cita, por exemplo, a importância de alguém cuidando da fila em shoppings e lojas, conversando com as pessoas que estão à espera de chegar até ao ‘bom velhinho’. Pra isso, recomenda, é ter outros personagens deste universo mágico.
Para saber mais sobre o assunto, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda-feira (03/12), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, as 19 horas.