Dicas de como comprar presentes de Natal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Dicas para comprar bem presentes de Natal | Foto: Divulgação

O site Consumo em Pauta dá dicas para comprar presentes de Natal com segurança. Mas se tiver problemas, saiba como solucioná-los 

Saber o que dar a cada amigo, parente, filho, etc. pode se tornar um ato angustiante na hora de comprar os presentes de Natal




Se você é uma dessas pessoas, veja algumas dicas do Consumo em Pauta:

  • Ao sair para comprar presentes de Natal, procure saber da pessoa que você pretende presentear o que ela gostaria de ganhar. Nem sempre o melhor presente é o mais caro, mas aquele que a pessoa deseja ou precisa. Conhecendo os desejos ou as necessidades do presenteado, a escolha será mais fácil.

  • Não compre na primeira loja em que entrar. Se você já sabe o que irá adquirir, pesquise preço, inclusive nas lojas onlines.

  • Se os presentes de Natal forem para crianças, atente-se à faixa etária e nunca dê para menores de 3 anos brinquedos com peças pequenas, pois elas podem ser facilmente engolidas. Não deixe de olhar se o brinquedo tem o selo do Inmetro, que garante que o produto passou por testes de conformidade e é indicado para uma determinada faixa etária.

  • Se for a uma determinada loja em razão de uma promoção que tomou conhecimento, saiba que toda oferta, conforme o artigo o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), deve ser cumprido integralmente pelo estabelecimento. Isso vale para preço, produto, condições de entrega, condições do produto, formas de pagamento, etc.

  • Procure lojas estabelecidas para fazer suas compras de presentes de Natal. Comprar de camelôs, embora o preço algumas vezes pode ser compensador, com certeza trará problemas lá na frente em razão da baixa qualidade. Sem contar que os produtos de camelôs não têm garantia.

  • Se sua compra for em lojas virtuais, opte pelos sites confiáveis. Para tanto, verifique se o número do CNPJ da empresa é verdadeiro no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Não deixe de consultar a lista de sites que devem ser evitados elaborada pelo Procon-SP.

  • Na compra pela internet, opte pelo pagamento com cartão de crédito, pois, se não receber a encomenda, poderá suspender o pagamento na operadora

  • A nota fiscal é a garantia da compra do produto. Além de a sua emissão ser obrigatória e é ela que faz valer o uso da garantia, caso o item adquirido apresente algum vício (defeito).

Fontes: Procon, Idec, DPDC, ProTeste

Texti atualizado em 15/12/2017

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore