FITNESS
Jump Pompeia fechou as portas. E os alunos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
jump academia

 A Jump Fitness Club Pompeia fechou as portas. E os alunos? Eles foram avisados pelo aplicativo e têm direito à devolução dos valores

Vamos malhar. Então, você empurra a preguiça pra lá, veste sua roupa de treino e os tênis, pega a garrafa de água ou proteína e sai em direção à academia. Quando chega lá, surpreendentemente,  o local está fechado.  É sério isso?

Este é um episódio recente que aconteceu com a Jump Fitness Club Pompeia, em São Paulo. A empresa tem mais unidades na capital.

A academia fechou as portas e avisou seus alunos pelo aplicativo. Nesse meio tempo, aqueles que não pegaram a mensagem em seus celulares receberam a mesma informação do lado de fora da Jump.

Por fim, complementando a primeira e drástica notícia havia um segundo aviso: “Em breve, passaremos novas informações”.

Rolo antigo

O terreno onde estava instalada a unidade da Pompeia da Jump Fitness foi vendido para a Tegra Incorporadora, em outubro de 2021, que pretende levantar um grande empreendimento na região. Somada a esse fato, havia uma ação de despejo de 2020 para o antigo proprietário, por falta de pagamento. E, finalmente, optou-se por executá-la. Prioritariamente, os negócios, como sempre.

Então, de uma hora para outra, os alunos da academia ficaram impedidos de praticar quaisquer atividades desenvolvidas nesse polo.


+ Contrate academia de ginástica com segurança
+ Como funciona? Multa de 25% para cancelar contrato de academia 

Jump Pompeia fechou as portas. E os alunos?

A advogada Ana Paula Satcheki é bastante enfática e afirma que é claro que quem pagou uma mensalidade ou anuidade, por exemplo, tem direito a reaver o que investiu, se não teve o uso do serviço. “Quando nos inscrevemos em uma academia contratamos seus serviços. Então, quando eles não são realizados, tem de haver o ressarcimento.” Mas faz um alerta: “Se a empresa faliu só se consegue reaver o dinheiro em juízo”.

Nesse caso cabe uma ação que, além do ressarcimento material, agregue um ressarcimento moral, por causa do aspecto emocional envolvido? Para a doutora Ana Paula, nesse caso, também cabe uma ação que contempla a integridade física e psicológica do aluno. “É no mesmo lugar que vai reivindicar. Não foge da reivindicação judicial.”

Outro aspecto para discutir é se valeria uma ação conjunta já que se trata de um problema que afetou várias pessoas ao mesmo tempo.

Para a advogada, que também é professora universitária, especializada em direito das relações de consumo e responsabilidade civil, não é necessário nem primordial fazer uma ação conjunta. Mas, ela pontua: “Uma ação em conjunto é mais efetiva, tem mais força, divide despesas, traz mais relevância para o Judiciário e se resolve com maior facilidade”.

Como a academia Jump Fitness é uma rede, pode ser que ao frequentador seja feita a sugestão da troca de unidade. Mas, claro, ele pode optar pela devolução dos valores pagos e não utilizados, incluindo juros e correção monetária.

Por Raquel Budow

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Uma resposta

  1. A Jump me causou um prejuízo de 2.800,00. Não há a quem recorrer. Para entrar com ação judicial requer pagar valor de honorários que poderão ser próximos do valor do prejuízo! Procurar Juízo de Pequenas Causas? Se o dono da Jump não tiver bens em seu nome que suporte o valor do dano, o consumidor ganha, mas não leva!!!

    O valor do meu plano foi parcelado em 12 vezes no cartão de crédito e quando a Academia fechou já haviam pagas 5 de 12 parcelas. Portanto, faltavam 7 parcelas. Busquei ajuda na operadora do cartão que diz que não pode BLOQUEAR AS PARCELAS FUTURAS porque já pagou o valor integral para a Jump.

    Duplamente lesado:
    A Jump recebeu o dinheiro por um serviço que não prestou
    A Operadora também recebeu um dinheiro por “adiantamento de recebíveis” e o que o consumidor tem a ver com as relações comerciais e financeiras entre terceiros?.

    Pedir ajuda para quem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore