Plano médico, clínica popular ou SUS: onde cuidar da sua saúde? Que dúvida, não é mesmo? Você sabia que para ter atendimento no sistema público é recomendável fazer um cadastro para ter o Cartão Nacional de Saúde. Ele vai facilitar e garantir serviços para sua saúde
Plano médico, clínica popular ou SUS: onde cuidar da sua saúde? Os brasileiros estão olhando suas contas e, assim, procurando cortar despesas. رهان كرة القدم Até pouco tempo atrás, contudo, a saúde não entrava nessa lista. Hoje em dia, infelizmente, até mesmo a classe média não está conseguindo pagar os planos de saúde privados. Razão pela qual muitas pessoas passaram a recorrer a clínicas populares e ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Apesar dos preços, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o Brasil somava mais de 49 milhões de beneficiários de planos de saúde em fevereiro deste ano ante 47,6 milhões em fevereiro de 2021.
Vamos ver como vai ficar esse quadro com o mais recente reajuste concedido pela ANS de quase 16% nos convênios médicos. Ou seja, o reajuste anual deve adicionar por volta de R$ 128, em média, no valor dos planos de saúde. A porcentagem de aumento nunca foi tão alta e a pandemia da Covid é apontada como responsável.
Entre os fatores principais considerados pela ANS para aumento no preço, contudo, estão a variação das despesas assistenciais com atendimento aos beneficiários dos planos e por faixa etária e a despesa das operadoras.
Plano médico, clínica popular ou SUS: onde cuidar da sua saúde?
Plano médico, clínica popular ou SUS: onde cuidar da sua saúde? Se os planos médicos privados estão com preços exorbitantes para qual instituição, organização ou empresa as pessoas podem recorrer? O que elas estão fazendo para cuidar da sua saúde?
As clínicas populares, como o próprio nome diz, tentam ocupar o segmento de mercado existente entre os preços altos cobrados pelos planos médicos e os serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, neste último, há imensas filas e anos de espera para procedimentos e tratamentos. Uma brecha para dezenas de empresas que estão abrindo as portas com preços mais acessíveis.
Nas clínicas populares, contudo, você chega e paga um valor baixo por uma consulta marcada, muitas vezes sem nenhuma fila de atendimento. Os preços para exames em geral também são bem mais baratos e acessíveis.
+ STF dá direito a empresas para negar tratamento a pacientes
+ Os medicamentos subiram de novo! Tem saída?
Cartão SUS
Quem não tem outra opção ou quer fazer valer um direito dado pela Constituição brasileira, que garante o acesso à saúde para todos, utiliza o SUS.
Para ter acesso a qualquer serviço do SUS – e aqui não estamos falando só de emergências -, entretanto, a primeira coisa que uma pessoa deve fazer é um cadastro para receber o Cartão Nacional de Saúde.
Munido de documentos pessoais, como CPF e RG, e de um comprovante de residência, o interessado deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Lá, geralmente, retira uma senha, espera a sua vez e, no mesmo dia, sai com um número de registro.
Para marcar consultas – e tudo se inicia com a ida a um clínico geral – o novo usuário precisa do cartão da família, feito pelo agente comunitário na primeira visita domiciliar.
Assim, antes de mais nada, começa o processo da avaliação da saúde do paciente bem como um levantamento de suas necessidades e das especialidades pelas quais ele deverá passar. Enfim, passará por um check-up.
O cartão da família e o do SUS liberam tanto a marcação de consultas quanto exames. لعبة القمار اون لاين Com a sua apresentação e receita médica é possível, inclusive, receber medicamentos gratuitamente, do mais simples aos de alto custo.
As pessoas que se consultam na rede privada ou em clínicas populares também têm direito aos remédios gratuitos no SUS. Para isso, precisam fazer um cadastro na farmácia do posto onde pretendem buscar os medicamentos. Claro que se não tiver quantidade ou produto suficiente, a prioridade é dada a quem não pode pagar pelos remédios. سباق الخيل
O estigma do SUS
O SUS oferece uma gama imensa de serviços. Tudo o que se imagina e se necessita ligado à saúde ele disponibiliza. Isso inclui desde a atenção básica de saúde da família até cirurgias de alto risco. Além de fornecimento de próteses e órteses.
O acesso ao Sistema Único de Saúde é um direito de todo o brasileiro, mas, infelizmente, já sabemos que ele não consegue atender a população em todas as suas necessidades, principalmente pela falta de recursos. Mas, temos de reconhecer, que o sistema disponibiliza parcerias e serviços de alta qualidade.
O aumento dos preços que inviabiliza o acesso a um plano de saúde privado vem colaborando para colocar a continuidade da saúde suplementar do país em xeque.
Por Raquel Budow