Lorena Tavares, da Senacon, explica o funcionamento da plataforma consumidor.gov. No programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online
Para falar sobre a importância da plataforma consumidor.gov na solução alternativa de conflitos entre consumidores e empresas, Lorena Tavares, diretora substituta do DPDC, ligado à Senacon, é a convidada de hoje de Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online.
Lorena explica o funcionamento do consumidor.gov, quem está no ar há mais ou menos 1,5 ano, e já tem cadastradas 282 empresas e mais de 166 mil consumidores.
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Já foram postadas na plataforma quase 181 mil queixas, que se transformam em informações essenciais ao governo para a “elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores além de inecentivar a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao cliente”.
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A plataforma consumidor.gov é monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade. Conforme Lorena, este serviço “coloca as relações entre consumidores, fornecedores e o estado em um novo patamar ao possibilitar a transparência e controle social, que são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores; as informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor; o acesso a informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo”.
As empresas têm de aderir ao sistema para atender seus consumidores. Para tanto, assinam termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.
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Não são só empresas que vêm aderindo ao sistema de conciliação de conflitos entre fornecedores e consumidores. Entidades da sociedade civil também apoiam a plataforma. É o caso da Associação Comercial de Sorocaba, que mesmo não sendo fornecedor de produtos ou serviços diretamente ao consumidor, se comprometeu a colaborar para que as relações com o cliente do comércio local sejam efetivas e mais eficientes. Para tanto, a entidade se comprometeu a estimular os associados a aderirem ao sistema.
Quer saber mais sobre o consumidor.gov? Não perca hoje, às 16 horas, a entrevista de Lorena Tavares, com reapresentações na terça-feira, às 19 horas, e na quarta-feira, às 9 horas. Acesse www.rádiomegabrasilonline.com.br