A Argo Seguros disponibiliza aos consumidores a modalidade de seguro sob demanda. Com o nome de Instant, ele pode ser contratado por aplicativo no celular
Seguro sob demanda para carro já é realidade no Brasil. Nesta semana será lançado pelo Argo Seguros o “Instant”, uma modalidade de seguro que vigora por apenas 24 horas, só cobre perda total se o acidente ocorrer numa estrada e é destinado a proprietários de veículos com valor até R$ 30 mil.
Como irá funcionar o seguro sob demanda, da contratação ao recebimento de indenização, será explicado por Newton Queiroz, CEO e presidente da Argo Seguros. Ele é o convidado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta. A Argo é subsidiária do Grupo Argo, subscritora internacional de produtos especializados de seguros e resseguros com atuação em diversos mercados.
+ Acidente de trânsito com vítima: DPVAT paga indenização
+ Seguro fiança garante ao dono do imóvel o recebimento de aluguéis
A modalidade do seguro sob demanda, ou “liga-desliga” como é chamado por Queiroz, é dirigido a veículos com mais idade e para aqueles proprietários que têm interesse em ter uma cobertura para quando for usar o automóvel para uma viagem. “Os seguros para veículos com mais tempo de rodagem têm valor alto, daí que existe um mercado para esta modalidade.” O executivo chama a atenção que o Instant só cobre o percurso da viagem, do local de partida ao da chegada. “Se o segurado resolver no trajeto passar no shopping ou na casa de parentes, ele já perde o direito à cobertura.”
Todo o percurso após o “liga” é acompanhado pelo celular com as posições geográficas.
Como contratar o seguro sob demanda
A contratação do seguro sob demanda Instant é simples. Queiroz explica que o proprietário do veículo precisa baixar o aplicativo Instant em seu celular (Android ou IOS), informar seus dados, fazer a vistoria do veículo via filmagens, que são comprovadas por meio do uso de Inteligência artificial da seguradora, disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do carro. “A seguradora faz, então, a varredura da situação do carro e do motorista, para verificar se está tudo em ordem e em seguida libera o próximo passo, que é o valor contratado e quantos períodos o dono do veículo deseja contratar. Os créditos têm validade de 12 meses”, detalha o executivo, acrescentando que o custo do seguro sob demanda da Argo parte de R$ 20.
Com tudo certo, na hora que sair para a viagem, o condutor deve acionar o aplicativo, desativando quando chegar ao destino. “Por isso chamamos de ‘liga-desliga’. Depois da primeira fase, dos dados, tudo o que é subsequente é muito simples.” Na contratação, o segurado não precisa informar o destino da viagem. Ele só precisa comprar os créditos.
Outro detalhe que necessita de atenção é que o seguro é individual. Ou seja, no trajeto da viagem a direção do veículo não pode ser repassada a outro condutor. Se isto ocorrer o segurado perderá o direito a indenização se houver sinistro. “Já estamos estudando incluir mais de um condutor, três no máximo. Mas esta será outra fase”, destaca Queiroz.
O que fazer se houver sinistro
Na hipótese de ocorrer um acidente na estrada cujo veículo tem, o seguro sob demanda Instant, provocado pelo condutor ou por terceiros, deve-se ligar para o 0800 da empresa, que irá fazer a vistoria para verificar se há perda total ou não. “Se confirmada a perda total, o segurado receberá a indenização sem pagar nenhuma franquia. Se a perda for parcial, ele não terá direito.”
É importante destacar que o seguro sob demanda Instant não cobre os prejuízos de terceiros e não há nenhum tipo de assistência. O dono do veículo é que terá de tomar as providências com guincho e para deixar o local. “Estamos estudando a inclusão de assistência ao Instant, mas vamos deixar como opcional a contratação”, finaliza Queiroz.
Para saber mais sobre o seguro sob demanda Instant, da Argo Seguros, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (15/6), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.