FINANÇAS
Como agir diante do uso indevido de CPF após vazamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
uso indevido de cpf

A disponibilidade de informações sensíveis na internet e os vazamentos de dados facilitam a aplicação de golpes com o uso indevido de CPF

O uso indevido de CPF é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Utilizar o documento de identificação alheia para realizar compras ou abrir um empréstimo, por exemplo, é configurado como crime, de acordo com código penal brasileiro. A disponibilidade de informações sensíveis na internet e os vazamentos constantes de dados, contudo, facilitam a aplicação de golpes com o uso indevido de CPF. Em janeiro deste ano houve um vazamento de 223 milhões de CPFs.

A negativação do nome por causa de dívidas desconhecidas é a forma mais comum para descobrir o uso indevido de CPF. Os procedimentos para denunciar e resolver o problema podem não ser tão claros para a vítima. Elas podem apresentar dificuldade para tomar decisões.

 

O que fazer após uso indevido de CPF

De acordo com Kristian Pscheidt, advogado e sócio do escritório Costa Marfori, em caso de roubo, furto ou perda do documento, o primeiro passo é abrir um Boletim de Ocorrência (BO). Ele também indica notificar no sistema do SPC Brasil, Serasa AntiFraude e SOS Documentos Boa Vista, pelo serviço “Alerta de Documentos”. A prática é recomendada porque, sempre que um lojista consultar o CPF nos produtos do SPC para fazer alguma venda a prazo, por exemplo, será possível ver que os documentos foram furtados.

Outro ponto é a comprovação do ocorrido. É importante que sejam registradas as provas do acontecido e comunicar cada instituição que está efetivando a cobrança indevida das dívidas”, explicou Kristian.


Leia também:
+ Saiba quais empresas consultaram seu CPF
+ CPF Negativado? Veja como reativá-lo
+ Como se prevenir de golpes diante de tantos vazamentos de dados?


Caso a pessoa não tenha sofrido o golpe, mas quer certificar se o seu CPF está sendo utilizado por terceiros, basta acessar o site Registrato, do Banco Central (BC) e fazer uma consulta. Na plataforma é possível saber se foram realizadas aberturas em contas, empréstimos e demais serviços. Mas segundo o advogado, a descoberta geralmente é posterior, quando o prejuízo já aconteceu.

O código penal brasileiro prevê, para quem cometeu o delito, a penalidade de quatro a dois anos de prisão e multa, se não houver elementos que agravam o crime.

Fonte: Escritório Costa Marfori

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 4

  1. Tive o nome negativado por uso indevido por terceiros do meu CPF, depois de dois meses procurando resolver finalmente limparam, descobri após receber ligações de cobrança todos os dias. Terei direito a indenização?

    1. Olá, Izabel
      Você deve procurar o Procon de sua localidade para te orientar o que você tem direito

  2. Um condomínio está usando indevidamente meu CPF, tenho essa prova da receita federal, como proceder para resolver essa fraude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore