Cuidado para não contratar seguro do celular ao comprar na Black Friday

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Contratar seguro do celular envolve a aceitação de diversas condições do produto que estão descritas em documentos | Foto: Divulgação

Ao comprar durante a Black Friday, você pode contratar seguro do celular sem saber. Analise bem antes de efetivar a compra, alerta a advogada Bárbara Possignolo

Todo ano os consumidores esperam ansiosos para a temporada de Black Friday. Este ano, a data deve registrar mais de 10 milhões de pedidos online e movimentar quase R$ 3,5 bilhões nos e-commerces do país. Segundo um levantamento feito pela Ebit|Nielsen, a terceira categoria mais desejada pelos consumidores são os celulares. Mas, é preciso se atentar para não cair em armadilhas.

Segundo a advogada Bárbara Possignolo, especialista em regulação, da Pier, startup que oferece um seguro digital contra furto e roubo para smartphones com base no conceito de comunidade, as ofertas atraem muito a atenção dos consumidores, mas é preciso analisar com cuidado o que você está comprando. "Pensando em aparelhos celulares, durante essa época aparecem inúmeros serviços, como os seguros, que são incluídos automaticamente nos carrinhos de compra, sem nem mesmo o cliente perceber. Por isso, é preciso ter muita cautela e analisar bem antes de efetuar a compra", explica a advogada.

Para Bárbara, se alguém comprou ou pretende comprar qualquer produto e quer protegê-lo por meio de um seguro, a pior coisa que se pode fazer é comprar direto no carrinho de compras, sem nem sequer pesquisar o que está sendo coberto. "Em geral, consumidores não leem as cláusulas ou comparam com outros produtos do mercado. Esse tipo de contratação envolve a aceitação de diversas condições do produto que estão descritas em documentos não tão fáceis de se compreender, como apólices e certificados, por isso deve ser feita com calma", conta Bárbara.

Segundo a especialista, ao contratar seguros é preciso analisar: qual o âmbito geográfico do seguro, ou seja, se atende apenas uma região ou se atende o país todo. "No caso do celular, por exemplo, a Pier cobre furto simples, mas o mercado em geral não cobre, e aí você pode ficar descoberto se algo assim acontecer", conta.

Além disso, é preciso analisar se há hipóteses em que o risco é excluído, ou seja, situações nas quais a seguradora retira de si mesma a responsabilidade de indenizar e como funciona em caso de sinistro, como quais documentos são necessários apresentar e qual o valor da indenização. "Muitas seguradoras cobram franquia e o consumidor vai precisar desembolsar um valor que não imaginava, caso não tenha lido com cuidado, e se tiver que usar o seguro", explica Bárbara.

Fonte: Pier

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