A adesão é mais um compromisso assumido pela MRV Engenharia na divulgação e cumprimento de iniciativas socioambientalmente responsáveis em todas as atividades da construtora
A MRV Engenharia aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, acordo desenvolvido pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Ao aderir ao pacto, a MRV Engenharia se junta a mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo compromissadas em fazer negócios de forma responsável e tomar ações estratégicas para avançar objetivos sociais mais amplos, com ênfase na colaboração e inovação.
Responsável pela assinatura do pacto, o presidente Eduardo Fischer destaca que a adesão é mais um compromisso assumido pela companhia na divulgação e cumprimento de iniciativas socioambientalmente responsáveis em todas as atividades da construtora. “Essa é nossa contribuição para construção de um mercado mais justo e sustentável. A partir do Pacto Global teremos condições de avaliar, implementar e dar mais visibilidade às iniciativas positivas que adotamos dentro da companhia”, completou.
A partir do pacto a MRV Engenharia passa a se comprometer com valores fundamentais e internacionalmente aceitos definidos em 10 princípios derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho,da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Conheça os princípios clicando aqui.
Outra importante iniciativa da MRV em sustentabilidade refere-se a compensação de gases do efeito estufa (GEE). A empresa vai realizar a compensação de 100% de suas emissões de GEE diretas e indiretas pelo consumo de energia referente ao ano de 2015, sob seu controle. Além disso, a construtora também garantiu novamente sua entrada no Programa GHG Protocol, programa aderido no ano passado e que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração, publicação e verificação externa de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
No total, foram 22.938,94 tCO2e compensados no Escopo 1 (emissões diretas da operação) e Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia elétrica). A compensação das emissões será realizada no âmbito do Programa Amigo do Clima que confere transparência e rastreabilidade à ações de compensação utilizando créditos de carbono de padrões internacionais como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) vinculado ao Protocolo de Quioto da ONU ou o VCS – Voluntary Carbon Standard, principal padrão de compensação do chamado Mercado Voluntário. Entre os projetos escolhidos, pode-se citar a substituição de combustíveis fósseis, a geração de energia renovável hidroelétrica e por meio da utilização de biomassa como bagaço de cana, resíduos florestais e biogás, a captura e queima do metano em aterro sanitário e em granjas de suínos e a redução das emissões do desmatamento e da degradação florestal (REDD) na Amazônia.
Segundo o presidente da companhia, Eduardo Fischer as novas marcas atingidas pela companhia na esfera da sustentabilidade refletem um trabalho intenso da construtora para realizar ações em prol do meio ambiente e sociedade de forma responsável e transparente, alinhada às melhores práticas do mercado internacional. “Além disso nos preocupamos em concentrar os esforços para atingir de forma positiva as regiões que são diretamente relacionadas ao nosso negócio”, completou.
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 36 anos de atividades, vendeu mais de 275 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal.
Em 2015 a companhia vendeu 35.872 unidades e lançou 31.814 imóveis.
Fonte: MRV Engenharia