A ABF Franchising 2017 reuniu mais de 400 marcas e recebeu cerca de 65 mil visitantes durante quatro dias. Algumas franqueadores apresentaram propostas inovadoras
Muitas novidades foram apresentadas durante a ABF Franchising 2017, realizada na semana passada em São Paulo, concentrando num mesmo espaço mais de 400 marcas entre as que já participam há alguns anos da exposição e novas franquias e grupo de estreantes com redes de franquias consolidadas que expõem pela primeira vez, pontos comerciais, shopping centers e fornecedores do sistema. Realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento levou para o Expo Center Norte mais de 65 mil pessoas como visitantes.
A diversidade de tantas empresas é explicada por Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF. “O franchising é um setor dinâmico, que recebe empreendedores, seja em períodos de crescimento econômico, seja naqueles de recessão. O fato de a ABF Expo reunir centenas de marcas expositoras e um porcentual considerável de estreantes demonstra esse dinamismo, a capacidade de adaptar-se aos diferentes cenários econômicos e a força empreendedora do franchising no Brasil.”
Marcas portuguesas marcam presença na ABF
Entre os expositores, a BodyConcept apresentou um novo modelo de investimento para atrair o empreendedor que visitou a ABF. A marca, de origem portuguesa que atua no segmento de clínicas de estética, já tem três unidades no Brasil. Querendo expandir, montou um plano comercial de parcelamento do investimento para apresentar na ABF no qual o novo franqueado paga a taxa de franquia na assinatura do pré-contrato e pode parcelar o restante do valor de investimento em até seis vezes no cartão de crédito.
O diferencial desta franquia é o conceito de academia de estética. Caroline Ferri, máster franqueada no Brasil, explica que o consumidor que compra o plano da academia desfruta de 24 tratamentos estéticos corporal e facial pagando R$ 240 por mês – R$ 10 por procedimento. “O grande diferencial da rede é a fidelização do cliente. Mesmo que a pessoa, em um primeiro momento opte por um tratamento intensivo, temos como entregar esse resultado e ainda oferecer a manutenção dele por meio da academia de estética. É isso que nos destaca das demais redes existentes no País”, completa Ferri.
Outra marca de origem lusitana que marcou presença na feira da ABF foi a Arranjos Express. O próprio criador da marca, Paulo Alexandre, comanda o negócio no Brasil, com 72 lojas em 11 Estados. Na Europa, a Arranjos Express é referência em customização de roupas desde 2003 e começou a se expandir no Brasil a partir de 2012.
O diferencial da Arranjos Express de outras marcas que também trabalham em reparos de têxteis é a customização das peças e a produção de itens para pets, além de cortinas, almofadas e toalhas de mesa. “Além de inexistência de estoque e da compra de produtos para a prestação do serviço, somados ao baixo número de funcionários”, destaca Alexandre.
Ele cita que a rentabilidade é o grande diferencial da franquia, mas ressalta que a rede Arranjos Express comercializa ideias, momentos, conhecimento e consumo consciente. “Vamos além dos ajustes básicos de costura, como cós, barra e zíper. Transformamos roupas, rejuvenescendo peças antigas e sem uso. Nossa visão é ficar alinhada aos novos hábitos de economia compartilhada e consumo consciente. Damos vida nova ao que o cliente já tem de vestuário, transformando, inclusive, em peças para pets.”
A capacitação dos franqueados da Arranjos Express é um dos desafios da marca. Para garantir qualidade aos serviços de conserto e customização de roupa, a franqueadora está inaugurando a Loja Escola, onde, num ambiente moderno e com design conceitual, irá não apenas oferecer serviços tradicionais e customizados na área têxtil, mas ensinar a franqueados e funcionários a “arte” do atendimento a clientes e, consequentemente, colaborar com o aumento dos lucros. “Queremos oferecer com a Loja Escola um diferencial às atuais e futuras franquias, com um suporte constante para o início e a manutenção do negócio”, completa Alexandre.
Na Loja Escola, os franqueados terão aulas sobre gestão multidisciplinar. Os atendentes e líderes das franquias serão capacitados com técnicas de liderança e vendas, enquanto as costureiras, com técnicas de costura, que vão desde a contratação inicial até módulos mais avançados, como alfaiataria. Além disso, serão realizadas atividades de atualização constante.
Cuidadores de idosos na ABF
Uma franquia para prestação de serviços de cuidadores de idosos foi apresentada pela Home Angels na ABF, que também atua no atendimento a crianças, adultos, gestantes e recuperação de saúde. Artur Hipólito, sócio-diretor da franqueadora, destaca que no Brasil há mais de 26 milhões de idosos que precisam de cuidados especiais que nem sempre a família pode dar. “Temos 160 unidades franqueadas, mas é pouco na comparação da necessidade por este tipo de serviço.”
Conforme Hipólito, a empresa recebe diariamente pedidos de cuidador de idosos, mas que só pode indicar dois a cada 10 solicitações por falta de franqueados, o que, para ele, este fato é um grande impulsionador para despertar o interesse de novos empreendedores para o negócio.
Fundada em 2008, na cidade de Campinas (SP), a Home Angels é pioneira no Brasil em rede de franquias para prestação de serviços de cuidadores de idosos. A franqueadora treina os profissionais semanalmente com o objetivo de oferecer atendimento baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMC (Organização Mundial da Saúde).