Bloqueio de celulares irregulares chega a São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Cronograma de bloqueio de celulares irregulares foi divulgado pela Anatel | Foto: Divulgação

O programa de bloqueio de celulares irregulares, da Anatel, já bloqueou quase 245 mil aparelhos irregulares em todo o Brasil. A medida vale para aparelhos habilitados a partir deste ano 

O bloqueio dos celulares sem certificação nos Estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e São Paulo já está a pleno vapor.

A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07/01/2019 e faz parte da ação do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa. Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento.

Em 8/12/2018 o bloqueio de celulares irregulares foram nos Estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Com isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) combate o uso de celulares falsificados ou com IMEI adulterado e inibe a comercialização de aparelhos não homologados no país.

Nesses Estados, desde 23 de setembro, quem ativa um celular irregular nas redes das prestadoras móveis recebe em até 24 horas a mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. Alerta similar é encaminhada 50 dias e 25 dias antes do bloqueio.  E, na véspera do bloqueio, o celular recebe a mensagem: “Operadora avisa: Este celular IMEI XX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”. O IMEI é um código composto por 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Todas as mensagens são enviadas pelo número 2828.

Bloqueio de celulares irregulares via a segurança dos usuários

O bloqueio de celulares irregulares busca assegurar a segurança física dos usuários. Diz a agência que os celulares não certificados podem ser perigosos para a saúde por apresentaram grande quantidade de chumbo e cádmio, serem fabricados com materiais de baixa qualidade e não passarem por testes de segurança.

Os telefones celulares certificados pela Anatel, incluindo suas baterias e carregadores, são submetidos a uma série de ensaios laboratoriais (testes) que avaliam aspectos de segurança definidos pela agência. Esses ensaios visam a garantir que o equipamento opere de forma a não colocar em risco a integridade dos usuários. Alguns desses testes são de: Resistência interna, Imunidade à descarga eletrostática, Carga prolongada, Stress a temperatura alta, Ciclagem térmica, Curto circuito externo, Queda livre, Sobrecarga, Abuso térmico, Compatibilidade eletromagnética e Segurança elétrica. O consumidor deve sempre procurar o selo da Anatel, no verso da bateria do celular e no carregador.

O projeto Celular Legal da Anatel iniciou o bloqueio de celulares irregulares no Distrito Federal e Goiás no dia 09/05.

Bloqueio por roubo, furto ou perda

Além do bloqueio de celulares irregulares que está em implantação no país, o proprietário de um aparelho roubado, furtado ou perdido no território brasileiro pode solicitar, desde 2002, o bloqueio do celular junto à prestadora móvel ou secretarias de segurança de Estados conveniados com o Cadastro de Estações Móveis Impedidas regulado pela Anatel. É possível bloquear o aparelho apenas com o número da linha e confirmação dos dados pessoais.

Fonte: Anatel

atualizado 25/04/2019

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore