NO RÁDIO: Sua empresa tem Conselho de Relacionamento com Clientes?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Para André dos Santos, a criação de Conselho de Relacionamento com Clientes tem de estar dentro do planejamento estratégico das empresas | Foto: Mega Brasil

No programa Consumo em Pauta, André dos Santos explica a importância da construção de Conselho de Relacionamento com Clientes nas empresas

 

Cada vez mais o consumidor exige ser ouvido por seus fornecedores em toda a sua jornada de compra. E todos os canais possíveis de interação precisam estar abertos para que este diálogo ocorra da forma mais saudável possível para os dois lados do balcão. Para o consumidor, a acessibilidade na conversa significa que a empresa está disponível para ele não apenas na hora da compra, mas a cada necessidade de interação, inclusive para que palpitar sobre produtos, serviços, demandas, etc.

Já para as empresas, o diálogo aberto com o seu cliente possibilita a construção de um relacionamento baseado na transparência, na troca de informações, na melhoria da imagem, culminando com a fidelização, que é o que busca toda companhia.

Há inúmeras ferramentas de gestão que podem ser utilizadas pelas empresas para captar ideias, sugestões e resolver pendências com seus clientes de forma transparente. Entre elas, destaque para o Conselho de Relacionamento com Clientes, tema da entrevista que a jornalista Angela Crespo faz com André Luiz dos Santos, no programa Consumo em Pauta. Ele, junto com um grupo de profissionais multidisciplinar e atuante há muitos anos na área de relacionamento com o consumidor, está ofertando ao mercado consultoria na construção deste conselho.

André dos Santos abre o bate-papo apontando que o aspecto mais importante do projeto de criação de Conselho de Relacionamento com Clientes é trazer o tema para dentro do planejamento estratégico das empresas não mais de forma picotada, e, sim, madura, procurando entender o impacto da atuação da companhia na vida do consumidor em toda a sua jornada, em todos os pontos de contato. “Esta é a proposta exata deste grupo de trabalho na construção de Conselho de Relacionamento com Clientes nas empresas. Estamos falando de relacionamento e não de atendimento”, pontua.

É cada vez mais claro para as empresas, conforme André dos Santos, que o valor do negócio, hoje, está no depois da compra. “Vender é apenas uma parte do relacionamento entre empresas e consumidores. Portanto, as empresas precisam ter claro o que é necessário fazer para que o consumidor continue como cliente, o que exige um esforço estratégico, que pode ser consolidado com a formação de um Conselho de Relacionamento com Clientes”, destaca.

Mas a implantação do Conselho de Relacionamento de Clientes depende de algumas premissas, como o comprometimento total com o projeto por parte da alta gestão da empresa (e, claro, com o consumidor); precisão na definição da pauta do Conselho, que só terá sentido se a empresa realmente busca o relacionamento com seu cliente, e, por fim, a criação de mecanismos que garantam a efetividade do que foi decidido na pauta do Conselho de Relacionamento com Clientes.

Fazem parte deste grupo multidisciplinar, além de André dos Santos, Júlio Marques, Renato Cuenca, Miriam Garrido e Angela Crespo. O currículo de todos com o tema consumidor é amplo. André é advogado, mestre em direito político e especialista em direito do consumidor, professor na FIA, e foi diretor do DPDC e da Senacon, ambos órgãos do Ministério da Justiça. Foi diretor do Procon-SP e da Febraban. Atualmente, dirige Autorall Comunicação.

Júlio Marques foi diretor e ouvidor do Banco Bradesco, tem formação em administração e é consultor e palestrante com expertise em ouvidoria e defesa do consumidor. Já Renato Cuenca é consultor em gestão e relacionamentos consumeristas, coach consumeristas, coach executivo e professor universitário, criou e dirigiu o Conselho de Usuário da TIM Brasil e é vice-presidente da Abrarec (Associação Brasileira de Relacionamento Empresa Cliente).

Miriam Garrido é especialista na gestão prêmios corporativos e em marketing de relacionamento. Fundou e dirige a Garrido Marketing e a IBMR. É a criadora do PrêmioABT há 18 anos. Por fim, Angela Crespo é jornalista e comandou por quase duas décadas a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde. Tem ampla expertise em comunicação com o consumidor e é editora de conteúdo do Portal Consumo em Pauta e é produtora e apresentadora do programa Consumo Pauta na Rádio Mega MegaBrasil Online.

Para saber maios sobre o trabalho do grupo na construção de Conselho de Relacionamentos com Clientes acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (5/11), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Por Angela Crespo

 

conselho1conselho2

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore