Compre com segurança na Black Friday

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

 

Especialistas em segurança na internet dão dicas para as compras durante do Black Friday

Estamos às vésperas de mais uma edição da Black Friday. Nesta segunda (16/11), muitas lojas onlines começam a anunciar suas ofertas aos consumidores. É hora de fazer compras antecipadas para o Natal visto que as empresas prometem descontos consideráveis nos preços dos produtos e esperam faturar mais de R$ 1 bilhão. No ano passado, os brasileiros gastaram mais de R$ 800 milhões na Black Friday.

Mas para aproveitar sem transtornos ou arrependimentos as promoções, alguns especialistas em segurança na internet fazem recomendações, como ficar alerta aos golpes de internet motivados por empresas e indivíduos mal-intencionados, uma vez que a data cria inúmeras oportunidades para que cibercriminosos realizem golpes e fraudes. Entre elas, “a criação de sites fraudulentos, a divulgação de ofertas falsas, o envio de malwares escondidos em e-mails e o furto de dados são atividades que tendem a aumentar neste período, explica Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da Intel Security.

Para o especialista, vários fatores devem ser observados para evitar tornar-se uma vítima da Black Friday. “Muitas pessoas se impressionam com as ofertas anunciadas e se esquecem de tomar os devidos cuidados para se proteger de fraudes. O dispositivo usado, o e-mail recebido, o site em que será realizada a compra e até a rede em que você está conectado podem conter vulnerabilidades e precisam de atenção para que as compras sejam realizadas de forma bem sucedida e sem complicações futuras”, comenta Hyppolito.

Outra dica é sobre o cadastro. Observa Thiago Claro, professor do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Centro Universitário Senac, que, ao criar o cadastro na loja virtual, é muito importante não utilizar a mesma senha do e-mail, do banco, cartões, etc. “Essa é uma dica óbvia, mas que sempre vale a pena reforçar, pois a reutilização de senhas é um hábito que parece cômodo e bastante prático, porém é extremamente perigoso e muitas pessoas ainda mantêm esse costume.” 

O consumidor não precisa se preocupar com a tecnologia que o site utiliza, pois as principais empresas de e-commerce buscam sempre profissionais formados nesta área da computação, onde aprenderam a proteger o sistema de fraudes e invasões. “O grande problema, nesse caso, é para o site que não está ali para vender, e sim para enganar”, explica Claro.

 

Recomendações

  • Pesquise os preços com antecedência – Muitas lojas aumentam os preços na proximidade da data para depois fraudar um desconto que na realidade não existe. Pesquise os preços do que pretende comprar e use sites e aplicativos que permitem checar a alteração dos preços dos produtos. 
     
  • Desconfie de ofertas boas demais – Em um golpe bastante comum, criminosos criam sites de lojas falsas que realizam a venda, mas não entregam os produtos. Se uma oferta anuncia um smartphone por um valor muito menor do que ele custa normalmente, alguma coisa está errada.
    Desconfie também de sites que exigem pagamento por depósito em conta bancária. Procure sites com sistemas de pagamento seguro e criptografia de dados; verifique na barra de endereços na página de pagamento se aparece https://. Ao invés de http, o https significa que se trata de um ambiente seguro e isso implica em dados criptografados.
     
  • Não compre em sites desconhecidos ou suspeitos – Pesquise sobre a reputação da loja em sites de reclamação na internet e no Procon-SP e verifique se a loja tem telefone e endereço físico. Você também pode verificar a legitimidade olhando para alguns indicadores de segurança. Por exemplo, um símbolo de cadeado fechado na barra de endereços do navegador mostra que a transação é criptografada.
    Também vale observar a existência de alguns “selos” ou “badges” conquistados pelo site a partir da avaliação por sistemas como o e-bit, que é baseado em pesquisas com os consumidores sobre a qualidade do site durante o processo de compra, pagamento e também depois da entrega do produto.
     
  • Políticas de entrega – Observe o que a empresa informa sobre a entrega dos produtos adquiridos durante a Black Friday. As regras comumente utilizadas pelas lojas onlines podem mudar no período da promoção. 
     
  • Mantenha seus dispositivos atualizados – Use software de segurança abrangente em todos os seus dispositivos como o McAfee LiveSafe, além de manter as versões mais recentes do navegador Web e sistemas operacionais. Agregar uma solução de segurança abrangente com atualizações de dispositivos regularmente é uma das melhores coisas que você pode fazer para obter mais segurança. 
     
  • Não clique em links recebidos por e-mail – Nessa época muitas pessoas receberão e-mails com ofertas sobre a BlackFriday. É importante nunca clicar em um link recebido por e-mail, ele pode te direcionar para um site fraudulento ou instalar um malware na sua máquina. Ao receber uma boa oferta por e-mail, procure no navegador o site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira. 
     
  • Nunca realize compras conectado em redes wi-fi públicas – Os hackers conseguem facilmente interceptar dados de redes abertas ou até mesmo criar redes com nomes similares a de estabelecimentos como cafés, restaurantes, hotéis e aeroportos para roubar os dados que trafegarem nessas redes. 
     
  • Muito cuidado com o phishing – O phishing é uma categoria de golpe on-line que tenta obter informações pessoais das vítimas. Nesta época, cibercriminosos enviam e-mails falsos de endereços aparentemente legítimos, persuadindo os consumidores a revelar informações pessoais, pedindo para verificar os dados de uma compra on-line ou solicitando o cadastro dados para obter um desconto especial, por exemplo.

Por Angela Crespo 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore