BOAS PRÁTICAS
Descarte correto de cartões de plástico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Cartões de plástico viram matéria prima se descartado corretamente

Os cartões de plástico podem ser picotados por uma das 200 máquinas Papa Cartão®, disponibilizadas pela Porto Seguro Cartões em locais estratégicos, e transformados em novos produtos

Você não precisa descartar no lixo comum os cartões de plástico (crédito, débito, de planos de saúde, entre outros) que já estão em desuso. Eles poderão ser utilizados como matéria-prima para outros produtos se for depositados nas máquinas Papa Cartão®, disponibilizadas pela Porto Seguro Cartões em locais estratégicos (metrô e shoppings) de São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte e Florianópolis.




 

Para descartar os cartões de plástico, basta colocá-los na fenda indicada e girar a manivela da máquina. Tudo o que é coletado é destinado a empresas especializadas na criação de produtos a partir de materiais em PVC reciclado, como tubos de PVC, baldes, cadeiras, lixeiras, porta lápis, pranchetas, capa de bloquinho, etc. O material com que são feitos os cartões de plástico é 100% reciclável e, quando descartado incorretamente, leva mais de 400 anos para se decompor na natureza.

Além de sustentável, a utilização das máquinas é uma garantia do sigilo dos dados e informações do cliente, uma vez que os cartões de plástico são picotados.  “Além da destinação correta, há uma preocupação das pessoas com a segurança das informações que constam nos cartões. Após utilizar o equipamento, o usuário confirma que o descarte do plástico é realizado de forma segura através da tampa transparente”, explica Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões.

Programa

Desde o lançamento do programa nacional de logística reversa de cartões de plástico, em junho de 2015, a Porto Seguro Cartões tem registrado um número cada vez maior de usuários adeptos à iniciativa.

Já foram depositados nos 200 coletores ativos 99.755 mil cartões de plástico,  totalizando mais de 428 mil kg de PVC, peso equivalente ao de 72 elefantes Africanos da Savana. No Brasil, ainda há mais de 85 milhões de cartões de plástico ativos, de acordo com dados do Banco Central. “Ainda temos muito material para coletar, e poucas pessoas sabem que o plástico é 100% reciclável e que transformá-lo em novos produtos gera benefícios sociais, econômicos e ambientais. Esta é uma excelente oportunidade de reaproveitamento desse material, uma vez que existem poucas iniciativas destinadas a isso” explica Marcos Loução.

Fonte: Assessoria de Imprensa Porto Seguro Cartões

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore