NO RÁDIO
Cuidado com os golpes na internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

No ano passado, 28 milhoes de brasileiros caíram em golpes na internet. No mundo, a cada segundo 18 pessoas são vítimas. Veja as dicas de Fabrício Murakami sobre segurança

O programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, recebe o especialista em segurança da rede Fabrício Murakami, que faz inúmeros alertas para o consumidor não cair em golpes na internet.

Um dos golpes na internet citados por ele é a captura de dados nas redes sociais para a oferta de produtos ou serviços que não existem. Como exemplo, ele citou um amigo que postou na rede a passagem para a Europa que acabara de comprar. Dias depois, recebeu uma proposta de seguro-viagem com o boleto para pagamento. Embora tenha pagado, não pode desfrutar do seguro porque era uma fraude.

Murakami afirma que no ano passado os cybercriminosos fizeram 28 milhões de vítimas no Brasil. No mundo, todos os dias 1,5 milhão de pessoas são vitimas de ataques criminosos. São 18 pessoas por segundo. “O Brasil  é o quarto país do mundo no desenvolvimento de malwares – ferramentas maliciosas. Só perdemos para os Estados Unidos e para a China.”

Diante desses números assustadores, o consumidor deve tomar todo o cuidado ao usar a internet, principalmente em aparelhos móveis. “Por ser algo ainda novo ficamos mais relaxados com relação à segurança. Mas as mesmas precauções que temos com os computadores de mesa devemos ter com celular, tablet e outros dispositivos móveis, com antivírus sempre atualizado”, destaque o especialista.

A madrugada é o horário mais utilizado pelos criminosos para realizar compras com dados roubados dos consumidores. Portanto, outras dicas de Murakami são a contratação com a administradora do cartão do alerta de segurança (que informa por SMS cada uso do cartão) e leitura atenta do contrato. “Existem casos em que instituição financeira não cobre o prejuízo do consumidor porque o contrato estipulava alguns itens como módulo de segurança e antivírus funcionando e o consumidor não sabia porque não se preocupou em ler o contrato e não tinha esses módulos.”

Na entrevista Fabricio Murakami também fala dos cuidados que se deve ter com boletos de pagamentos, modens e roteadores domésticos e com as redes públicas de acesso à internet.

O programa Consumo em Pauta na Rádio Mega Brasil Online vai ao ar hoje, às 16 horas, com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore