Segundo levantamento da agência ViajaNet, a diferença de preço de passagens aéreas pode variar em cerca de 25% dependendo do dia escolhido para o embarque
Ao comprar passagens aéreas para viagens nacionais, se for possível, opte pela segunda-feira, que podem ser 15% mais barata em relação aos outros dias da semana. No domingo, elas podem custar até 25% mais do que na segunda feira.
Já se as passagens aéreas for para fora do país, o embarque de terça-feira tem o bilhete mais barato. O valor médio é cerca de 10% menor em relação aos preços do sábado, apontado como o mais caro da semana. Nos demais dias, quase não há variação na tarifa.
O levantamento foi feito pela ViajaNet, agência de viagens online, que considerou a média de preços e o volume de passagens aéreas compradas para embarques nacionais e internacionais entre os dias 1º e 15 de março deste ano.
+ Acessórios que ‘cuidam’ da bagagem
+ Fique atento às novas regras do transporte aéreo anunciadas pela Anac
+ VIAGEM Saiba o que fazer em caso de extravio de malas
De acordo com o estudo, a quinta-feira é o dia da semana mais buscado pelos brasileiros para embarques nacionais, com 16% do total de compras, enquanto que o domingo tem a menor procura, com 11% dos bilhetes.
Para embarques internacionais, o dia preferido dos brasileiros é, de longe, o sábado, com 21% das viagens. Já a menor procura para viagens ao exterior também ficou com o domingo, com apenas 9%.
“Neste levantamento sobre os preços de passagens aéreas, fica evidente, portanto, que o consumidor deve fazer uma boa pesquisa de preço, e com certa antecedência, antes de realizar a compra, ressalta Gustavo Mariotto, head of marketing do ViajaNet.
Bagagem
Ao comprar passagens aéreas atente-se que o despacho de bagagem, que poderá ser pago, conforme as regras da ANAC. Cabem às empresas aéreas definirem o peso e o valor das bagagens despachadas.
Quanto à bagagem de mão, aquela que pode ser levada dentro da aeronave, pode pesar até 10 kg e o seu volume é definido pela companhia aérea.
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta