RESTITUIÇÃO BV Financeira devolverá R$ 30 milhões a consumidores

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Mais de 80 mil consumidores da BV Financeira serão restituídos das tarifas de abertura de cadastro cobradas indevidamente de quem já era cliente da instituição. Terão direito ao reembolso quem pagou a taxa após 1º de março de 2011, quando entrou em vigor a Resolução CMN nº 3.919/10. A BV Financeira entrará em contato com os consumidores para restituir o valor corrigido em até 15 dias.

O valor total da restituição é de R$ 30 milhões e é resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado nesta terça-feira (2) pela BV Financeira com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

Entre as obrigações da instituição financeira, destacam-se ainda a alteração dos contratos de crédito consignado, garantindo ao consumidor o direito de escolha quanto à prorrogação do contrato quando houver redução da margem consignável, e o financiamento de ações voltadas à proteção do consumidor, como compensação aos danos causados à coletividade de consumidores.

A BV Financeira destinará outros R$ 7,2 milhões a projetos de atendimento ao consumidor e educação para o consumo, que serão executados pelas organizações da sociedade civil filiadas ao Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC).

Portaria da Senacon-MJ também estabeleceu um modelo transparente de gestão dos recursos, com a criação de um comitê com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e dos Procons, que irá acompanhar a execução dos projetos, além de medidas como a publicação de relatórios e balanços na página eletrônica do Fórum, permitindo o controle social dos gastos.

 Para a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, “trata-se de um compromisso de ajustamento de conduta histórico com a devolução de milhões de reais a mais de 80 mil consumidores e com o financiamento de projetos que irão beneficiar toda a sociedade”.

 “O TAC ainda estabelece um modelo de gestão de recursos que contribuirá para a ampliação da participação social na defesa do consumidor, um dos eixos prioritários do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec)” ressalta a secretária.

 O termo de ajustamento de conduta foi assinado em razão de processo administrativo instaurado pelo DPDC, em abril de 2014, a partir de informações recebidas do Banco Central do Brasil.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Senacon-MJ

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Respostas de 3

  1. quitei diversos veiculos na bv recebi mensagem para resgatar o reembolso parcial da quitação antecipada do veiculo QUJ1454 E OUTROS VEICULOS CONTA AGENCIA 06432 conta 107434 2 BANCO DO BRASIL OS DEMAIS SE ESTIVER PODE EFETUAR OCREDITO

  2. Boa noite , já quitei um veículo com o banco bv como faço para receber o reembolso

    1. Olá, Márcia
      O texto vale para quem fez financiamento com o BV até 2014. Se for esse seu caso, entre em contato com o BV

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