Crescimento dos e-Sports coloca o Brasil na terceira posição global

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Consumo de e-Sports no mundo esta em curva ascendente| Photo by Jakob Wells/CC BY 2.0
Consumo de e-Sports no mundo esta em curva ascendente | Photo by Jakob Wells/CC BY 2.0

Já faz algum tempo que os e-Sports deixaram de ser uma modalidade de nicho para virar uma das grandes potências do entretenimento ao redor do mundo. No Brasil não é diferente e o crescimento dos e-Sports em território nacional colocou o país na terceira posição global.

Setor deve ultrapassar marca de US$ 1 bilhão em 2019

De acordo com dados divulgados pelo SporTV no começo do ano, a empresa NewZoo previu que a receita total do mercado global de e-Sports deve ultrapassar a marca de US$ 1,1 bilhão em 2019.

Isso representa uma taxa de crescimento de 26,7% ao ano em comparação a 2018 e pode ser um marco histórico para o setor, já que, se os e-Sports realmente atingirem esse valor, será a primeira vez que a indústria como um todo registrará ganhos acima de US$ 1 bilhão em um único ano.

O lucro total deve atingir pelo menos US$ 1,8 bilhão até 2022, mas se a indústria continuar a aumentar suas oportunidades de monetização, a NewZoo estima que os valores podem chegar até US$ 3,2 bilhões em 2022.

O crescimento da receita também se deve, em grande parte, ao rápido crescimento do público no setor. Em 2017, havia cerca de 330 milhões de fãs de e-Sports em todo o mundo. Esse número crescerá para 454 milhões em 2019 e pode chegar a mais 650 milhões em 2022.

Crescimento impulsionado por fãs do e-Sport e maior reconhecimento da modalidade

Os dados mostram de maneira clara que, assim como outros setores eletrônicos, os e-Sports se tornaram grandes negócios.

Em competições ao redor do mundo, os jogadores de diversos títulos competem em torneios de e-sports em equipes ou de maneira individual. Eles competem em uma variedade de jogos, como League of Legends, Dota 2, Fortnite e muitos outros.

Alguns dos maiores motivos para o crescimento dos esportes eletrônicos estão relacionados a nova forma pela qual os espectadores podem interagir com seus ídolos e equipes favoritas. Além de acompanhá-los em plataformas como o Twitch, também é possível utilizar sites de apostas online para apostar em tempo real no resultado das suas maiores partidas.

Outro motivo pelo qual houve um crescimento na audiência de e-Sports é o fato de que existem diversas novas tecnologias que facilitam a vida do consumidor e possibilitam que cada vez mais pessoas aprendam sobre a existência dessas modalidades.

De acordo com a empresa especializada Influencer MarketingHub, tem ocorrido um aumento impressionante na conscientização sobre o setor. Em 2015, pouco mais de 800 mil pessoas ao redor do globo já haviam ouvido falar sobre e-Sports. Esses números logo mudaram e, já em 2016, mais de um bilhão de pessoas conheciam a modalidade esportiva.

Esses números continuaram a aumentar nos anos seguintes, sempre em uma faixa impressionante de algumas centenas de milhares por ano. Em 2017, a conscientização sobre os eSports subiu para 1,28 bilhão e atingiu 1,43 bilhão em 2018. Em 2019, estima-se que 1,57 bilhão de pessoas provavelmente aprenderão a respeito.

Gabriel Fallen Toledo e um dos grandes competidores nacionais de e-Sports | Photo by Gabriel “Fallen” Toledo Official Twitter Banner/Divulgação
Gabriel Fallen Toledo e um dos grandes competidores nacionais de e-Sports | Photo by Gabriel Fallen Toledo Official Twitter Banner/Divulgacao

 

Gabriel Fallen Toledo e um dos grandes competidores nacionais de e-Sports | Photo by Gabriel “Fallen” Toledo Official Twitter Banner/Divulgação

 

Crescimento no Brasil impressiona

No Brasil, o número de fãs e entusiastas cresceu mais de 20% apenas em 2019 e atualmente o país já conta com mais de 21 milhões de pessoas ligadas a essas modalidades.

O número de “torcedores ocasionais”, que assistem apenas algumas partidas durante o ano, é a maioria e representa cerca de 12 milhões de pessoas. Apesar disso, o público considerado “torcedor”, que acompanha jogadores e equipes pela temporada, não fica muito atrás e conta com mais de 9 milhões de membros.

Desde 2018, os números de entusiastas no Brasil já colocavam o país na terceira posição mundial do ranking de público de e-Sports. Em 2019, essa colocação se manteve e o país segue atrás apenas dos Estados Unidos (22,4 milhões de fãs) e da China (75 milhões). A posição do país impressiona a nível internacional e diversas equipes e competidores brasileiros já conquistaram grandes feitos. Um dos principais destaques nacionais é Gabriel “Fallen” Toledo.

Além de vencer diversas competições internacionais e garantir de vez seu lugar na história do e-Sport, “Fallen” também criou, juntamente com outros grandes nomes, a Games Academy, maior plataforma de aprendizado relacionada a CS:GO no Brasil e pioneira no setor.

A plataforma é atualizada com frequência constante desde seu lançamento e abriu o caminho para que diversas outras empresas lançassem suas próprias versões e ajudassem ainda mais a aumentar o número de praticantes e entusiastas no país.

Futuro dos e-Sports não poderia ser mais promissor

Com crescimento em franca ascensão há anos, o setor de e-Sports é um dos grandes destaques da última década. Todas as previsões nacionais e internacionais em relação ao setor para os próximos anos são positivas e o futuro da modalidade promete.

 

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