No Dia Internacional do Lixo Eletrônico, veja como a destinação correta destes resíduos faz toda a diferença no cuidado com o meio ambiente
O lixo eletrônico é um problema para todos os que compram um novo aparelho e não sabem o que fazer com o que já não serve mais.
Pois saiba que algumas empresas vêm desenvolvendo um trabalho para que o descarte do lixo eletrônico seja o mais correto possível. O que também é importante para a saúde das pessoas e do meio ambiente.
Uma delas é a Samsumg. Ela conta com o Re+, ou seja, um programa de reciclagem que oferece descarte gratuito e ecologicamente correto aos consumidores da marca.
Neste Dia Internacional do Lixo Eletrônico (14/10), a empresa dá dicas de práticas sustentáveis e como utilizá-las:
Dispositivos de pequeno porte
Nas lojas e assistências técnicas autorizadas da Samsung em todo o Brasil existem urnas de coleta de lixo eletrônico. Nelas são recolhidos itens de pequeno porte, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores.
Ao depositar esses objetos na urna, o proprietário do aparelho deve preencher e assinar um termo. Ele garante que está ciente e de acordo com o descarte ambientalmente correto pela Samsung, seguindo os requerimentos da legislação vigente. O termo pode ser obtido através do canal log.reverse@samsung.com.
Produtos de médio e grande portes
Já os consumidores interessados em descartar produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado e televisores, devem entrar em contato pelo e-mail log.reverse@samsung.com, informando sua localização e o tipo de produto que deseja descartar.
A partir dessas informações, contudo, a Samsung define a forma mais apropriada para descarte do produto, podendo indicar o ponto de coleta mais próximo à casa do consumidor quando se tratar do recebimento de produtos de médio porte ou, no caso de produtos de grande porte, agendar a coleta do produto diretamente na casa do consumidor.
Cuidados antes do descarte
Antes de descartar qualquer aparelho tecnológico, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, o consumidor deve transferir seus dados para outro dispositivo e apagá-los completamente do aparelho.
Em caso de celulares e smartphones, também é importante remover o chip da operadora e o cartão de memória. Essa prática é importante porque todos os dados armazenados nos aparelhos descartados serão destruídos no processo de reciclagem dos objetos.
Conheça o processo de reciclagem de lixo eletrônico
Para garantir a destinação adequada dos materiais descartados, a Samsung conta com prestadores de serviços altamente qualificados e devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes.
Depois de retirados nos pontos de coleta, os dispositivos passam por um rígido processo de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes, para que as matérias-primas sejam reinseridas na cadeia produtiva.
Logística reversa
Desde o início do Programa Re+ no Brasil, a Samsung já coletou toneladas de equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte por meio das urnas em suas lojas, na casa dos consumidores. Assim como partes e peças danificadas de produtos que passam pela assistência técnica da empresa.
Além do Re+, a Samsung participa de Sistemas de Logística Reversa coletivos, que promovem ações conjuntas com outros fabricantes para aumentar o acesso a pontos de coleta de lixo eletrônico em todo o País. Para saber mais acesse www.abree.org.br e www.greeneletron.org.br.
Fonte: Samsung