RESOLVA AÍ: a plataforma de IA que promete resolver problemas de consumo mais rápido

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Resolva aí

O Resolva Aí é uma plataforma que usa inteligência artificial para solucionar problemas de consumo de maneira ágil. O consumidor, assim, relata seu problema e a IA toma as providências necessárias, desde o contato com a empresa até o registro da reclamação em órgãos como o Consumidor.gov.br. A plataforma é gratuita para o consumidor. Atualmente, atende o setor de telecomunicações, com previsão de expansão para aviação civil, bancos, e-commerce e energia

Ter um problema com uma empresa e não conseguir resolvê-lo rapidamente é uma realidade frustrante para muitos consumidores. Ligações intermináveis para o SAC, tentativas em plataformas de reclamações, que nem sempre resultam em uma solução, e, em último caso, levar a questão ao Consumidor.gov.br – se a empresa tiver aderido – ou até à Justiça. Mas e se houvesse uma plataforma que fizesse tudo isso por você, de forma automática? É essa a promessa do Resolva Aí, uma nova ferramenta que usa inteligência artificial (IA) para intermediar conflitos de consumo de forma ágil e eficiente.

O que é o Resolva Aí e como ele funciona?

Lançado recentemente, o Resolva Aí foi criado com o objetivo de facilitar a vida do consumidor que enfrenta dificuldades ao resolver problemas com empresas. A plataforma funciona como um assistente digital, automatizando todo o processo de reclamação, desde o contato inicial com a empresa até o encaminhamento para o Consumidor.gov e, se necessário, para a Justiça. Neste último, ela prepara todo o texto, não precisando acessar advogados.

O consumidor só precisa descrever seu problema na plataforma. A IA do Resolva Aí então analisa a situação e, dependendo

do caso, toma medidas como:

  • Ligar automaticamente para a empresa e negociar uma solução;
  • Registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br;
  • Preparar uma petição inicial caso seja necessário entrar com um processo judicial;
  • Caso a empresa já tenha regras de resolução cadastradas na plataforma, oferecer uma solução imediata ao consumidor.

E o melhor: tudo isso pode ser feito apenas com um clique e, futuramente, até mesmo via WhatsApp, sem que o consumidor precise passar horas no telefone ou preencher longos formulários.

Mas será que o Resolva Aí realmente funciona?

A plataforma promete rapidez e eficiência, algo que pode ser um grande avanço na defesa do consumidor. De acordo com Vicente Camilo, fundador do Resolva Aí, o sistema já conseguiu resolver cerca de 3 mil problemas de consumo em seu primeiro mês de operação. “Nosso objetivo é garantir que o consumidor resolva suas questões sem precisar gastar tempo e energia. Basta relatar o problema, e nossa IA cuida do resto”, afirma Camilo.

Outro diferencial é que o Resolva Aí já nasce preparado para evitar litígios desnecessários, apostando na conciliação rápida. Em alguns casos, a empresa envolvida pode até já ter um protocolo de solução registrado no sistema, permitindo que o problema seja resolvido automaticamente assim que for relatado.

O consumidor precisa pagar pelo Resolva Aí?

Uma dúvida comum é se o consumidor precisa pagar para usar o Resolva Aí. A resposta é não. A plataforma é 100% gratuita para o consumidor, que pode acessar o serviço a qualquer momento sem custo. Quem financia a operação, portanto, são as empresas que aderirem ao sistema e pagam somente por problemas resolvidos.

“Nós alinhamos os interesses de todos. As empresas só pagam quando o problema do consumidor é solucionado, o que incentiva uma resolução mais rápida e eficiente”, explica Camilo. Esse modelo de negócios evita a criação de disputas desnecessárias e promove um ambiente de consumo mais equilibrado.

"Estamos entrando na era da resolução dos conflitos de consumo. O consumidor não precisa mais correr atrás da solução, a solução vem até ele”, Vicente Camilo
“Estamos entrando na era da resolução dos conflitos de consumo. O consumidor não precisa mais correr atrás da solução, a solução vem até ele”, Vicente Camilo

O Resolva Aí pode resolver qualquer problema de consumo?

Atualmente, o Resolva Aí está disponível para empresas do setor de telecomunicações, como operadoras de telefonia e internet. No entanto, a plataforma já está se preparando para expandir sua atuação. Nos próximos meses, outros setores serão incluídos, como:

  • Aviação civil
  • E-commerce e marketplaces
  • Bancos e financeiras
  • Empresas de energia

Além disso, o plano da empresa é, no futuro, atender questões que envolvam pequenas e médias empresas, que muitas vezes não se consegue em órgãos de defesa do consumidor, dificultando a solução de problemas.

“O Resolva Aí será um canal onde qualquer empresa, grande ou pequena, poderá cadastrar suas regras de resolução de problemas e oferecer um atendimento ágil ao consumidor”, destaca Camilo.

Vale a pena usar o Resolva Aí?

Se você já passou por longas esperas no atendimento ao cliente ou teve dificuldades para registrar uma reclamação formal contra uma empresa, o Resolva Aí pode ser uma opção.

A plataforma centraliza todas as etapas da reclamação em um só lugar, eliminando burocracias e garantindo que o consumidor tenha acesso a uma solução rápida. Além disso, o serviço é gratuito e promete facilitar a vida de quem não tem tempo ou paciência para lidar com disputas de consumo.

A expectativa é que, com a evolução da inteligência artificial, cada vez mais consumidores consigam resolver seus problemas sem precisar recorrer a longos processos burocráticos. Como afirma Camilo: “Estamos entrando na era da resolução dos conflitos de consumo. O consumidor não precisa mais correr atrás da solução, a solução vem até ele”.

Como acessar o Resolva Aí?

Os consumidores interessados podem acessar a plataforma pelo site oficial e, em breve, também poderão usar o serviço via WhatsApp. O Resolva Aí já está disponível para uso e segue aprimorando suas funcionalidades para tornar o processo de solução de problemas ainda mais ágil e eficiente.

Na Mega Brasil

Para saber detalhes sobre a plataforma Resolva Aí,  acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (24/02), às 17 horas. Reapresentações de terça a sexta, no mesmo horário. No sábado e domingo, às 14 horas. A entrevista com Vicente Camilo, pode ser acessada e baixada após entrar no ar pelo canal da Mega Brasil.

Texto: Angela Crespo

Imagen: abre– technology-4256272_1280 – pixabay – gratuita

Imagem Vicente Camilo – Elias Aftim

 

 

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