Cuidado ao contratar cursos livres (idiomas, informática e de carreiras profissionais não universitárias). O Procon-SP registrou no primeiro semestre deste ano mais de 2 mil atendimentos de consumidores reclamando de escolas, sendo o maior problema práticas abusivas na abordagem dos clientes. Os representantes das empresas usam do argumento de que o aluno foi contemplado com bolsa de estudos, além de prometerem bolsa de estudos e vagas de trabalho.
Conforme o Procon-SP, essas são práticas comerciais desleais e as escolas abusam da inocência dos consumidores. Essas promessas podem se constituir apenas em atrativo, mas na verdade são armadilhas para que o consumidor assine contratos perigosos.
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A melhor forma de evitar esse tipo de problema é ler integralmente todos os documentos antes de assiná-lo e desconfiar das promessas verbais. O consumidor pode também consultar o site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) ou ligar no telefone 151 para saber se a empresa tem reclamação registrada no órgão.
Para quem já foi lesado, é preciso registrar reclamação no órgão público de defesa do consumidor ou o Juizado Especial Cível.
Fonte: Procon-SP