Você sabe onde reclamar caso tenha um problema com o banco ou a administradora de cartão de crédito? O recomendado pelas organizações de defesa do consumidor, pública e civis, é que se procure a própria instituição financeira via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se a solução não ocorrer em cinco dias, o próximo passo é entrar em contato com a Ouvidoria, obrigatória em todas as instituições e com número gratuito 0800. O prazo para resposta não deve ultrapassar a 15 dias.
Se ainda assim o problema persistir, o caminho é o Procon, mas não deixe de registrar reclamação no Banco Central. Não vá esperando que o BC solucionará a questão imediatamente. Ele trabalha com demandas em grupo. Assim, se muitos consumidores reclamarem do mesmo assunto do mesmo banco, o BC tomará providências. Já no Procon, as ações individualizadas. No BC, a reclamação pode ser registrada no site da instituição (www.bcb.gov.br) no item “reclamações e denúncias contra bancos”. No Procon, o consumidor deve procurar uma central de atendimento nos Poupatempos.
Se nenhuma dessas providências der resultado positivo, o próximo passo deve ser a Justiça. Até 40 salários mínimos (valor da ação), pode-se recorrer ao Juizado Especial Cível acompanhado de advogado. Este só é dispensado em causas de até 20 salários mínimos.
Tira-dúvidas
Respostas de 2
Olá, Nenete
Se você já registrou reclamação no banco e tem o número do protocolo, procure a Ouvidoria.
Você pode também registrar reclamação no Consumidor.gov. Veja os detalhes aqui Como funciona o consumidor.gov