SISTEMA FINANCEIRO Problemas com bancos: e agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email


Você sabe onde reclamar caso tenha um problema com o banco ou a administradora de cartão de crédito? O recomendado pelas organizações de defesa do consumidor, pública e civis, é que se procure a própria instituição financeira via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se a solução não ocorrer em cinco dias, o próximo passo é entrar em contato com a Ouvidoria, obrigatória em todas as instituições e com número gratuito 0800. O prazo para resposta não deve ultrapassar a 15 dias.

Se ainda assim o problema persistir, o caminho é o Procon, mas não deixe de registrar reclamação no Banco Central. Não vá esperando que o BC solucionará a questão imediatamente. Ele trabalha com demandas em grupo. Assim, se muitos consumidores reclamarem do mesmo assunto do mesmo banco, o BC tomará providências. Já no Procon, as ações individualizadas. No BC, a reclamação pode ser registrada no site da instituição (www.bcb.gov.br) no item “reclamações e denúncias contra bancos”. No Procon, o consumidor deve procurar uma central de atendimento nos Poupatempos.

Se nenhuma dessas providências der resultado positivo, o próximo passo deve ser a Justiça. Até 40 salários mínimos (valor da ação), pode-se recorrer ao Juizado Especial Cível acompanhado de advogado. Este só é dispensado em causas de até 20 salários mínimos.

Tira-dúvidas

Fontes: Idec, Febraban, Procon
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Respostas de 2

  1.        OLá Senhores do procon estou com um problema serríssimo com o Banco do Brasil, fiz um ted de 260 reais para o Banco da Caixa Economica Federal no dia 10/05/2016 esse valor está parado na conta do Banco Senso Corretora de Câmbio de Valores do Rio de Janeiro , não chegou a minha conta do Banco da Caixa Economica Federeal , já fui várias vezes em ambos mas os mesmos passam a responsabilidade um para o outro e até agora não consegui ter esse valor no banco de destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore