SAÚDE MEDICOL Procon-SP orienta sobre portabilidade especial de beneficiários

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

 

A Agência Nacional de Saúde de Suplementar (ANS) determinou que, a partir de 3 de novembro de 2014, os consumidores da operadora de planos de saúde Saúde Medicol S terão 60 dias para trocar de operadora, independentemente do tipo de plano (individual ou coletivo), da data de adesão ao contrato e sem ter de cumprir nova carência ou cobertura parcial temporária, exercendo o seu direito à portabilidade especial de carências. A medida foi tomada pela agência diante do grave risco à continuidade da assistência aos beneficiários da operadora.

O Procon estadual de São Paulo alerta que a operadora escolhida pelo consumidor não poderá recusar a proposta de adesão nem cobrar taxas adicionais, em razão do requerimento de portabilidade especial. Além disso, a faixa de preço do plano de destino deve ser igual ou inferior ao do plano de origem.

“A portabilidade especial garante ao consumidor o direito de trocar de operadora de saúde, sem o cumprimento de nova carência ou cobertura parcial temporária. Caso o consumidor esteja cumprindo carência, o prazo restante deverá ser cumprido pela nova operadora”, explica Marta Aur, assessora técnica do Procon-SP.

Como requerer a portabilidade especial:

1) Consultar o Guia de Planos ANS para identificar planos de saúde compatíveis pelo site da agência reguladora http://www.ans.gov.br/guiadeplanos/ (selecione Pesquisa de planos de saúde) ou pessoalmente no Núcleo de Atendimento da ANS em São Paulo, na Rua Bela Cintra, nº 986 – 4º andar – Jardim Paulista.

Conforme orientação da ANS, o relatório sobre os planos compatíveis deve ser impresso e terá validade de cinco dias. Quando isto não for possível, a operadora do plano de destino deverá imprimi-lo.

2) Levar o relatório à operadora do plano de saúde escolhida e efetuar a solicitação da proposta de adesão.

3) Na data de assinatura da proposta de adesão, o consumidor deverá apresentar os seguintes documentos: cópia dos comprovantes de pagamento de boletos, pelo menos, dos últimos seis meses e, caso o plano de destino seja coletivo por adesão, levar cópia do comprovante de vínculo com a pessoa jurídica contratante.

4) Aguardar a resposta da operadora do plano escolhido, que deverá ocorrer em até 20 dias após a assinatura da proposta de adesão. O contrato do novo plano entra em vigor dez dias após o aceite da operadora.

Se a operadora do plano de destino não responder no prazo acima, considera-se que ela aceitou a proposta com portabilidade de carências. Nesse caso, a recomendação é que o consumidor faça contato para confirmar o ingresso na nova operadora e solicitar a carteira de identificação do plano.

A empresa Saúde Medicol deve encaminhar, em dez dias, comunicado aos seus consumidores informando a abertura de prazo para exercício da portabilidade especial de carências.

Os pagamentos devem ser mantidos até o ingresso na nova operadora. Caso o consumidor não consiga efetivar a portabilidade especial, poderá registrar reclamação junto à ANS pelo telefone 0800 701 9656 ou nos postos de atendimento pessoal do Procon-SP (Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera), pelo site www.procon.sp.gov.br ou pelo telefone 151.

Fonte: Assessoria de Imprensa Procon-SP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore