“Unboxing” é um vídeo gravado em primeira pessoa no qual o consumidor apresenta sua experiência com um determinado produto, desde a retirada da embalagem ao primeiro uso
Uma nova tendência vem se intensificando entre consumidores: o "unboxing", que nada mais é do que filmar o produto adquirido desde o retirar da embalagem ao seu funcionamento e postar o vídeo no YouTube passando, assim, sua experiência sobre aquele item para outros consumidores.
O vídeo é gravado em primeira pessoa e a prática vem se revelando como uma ferramenta de divulgação de alto impacto. Tanto que algumas empresas já usam do expediente de enviar o seu produto para esses influenciadores como uma de suas ações de marketing.
Há milhares de postagens de "unboxing" na internet, o que pode se concluir que o consumidor está à procura da opinião de outros compradores de um determinado item antes de se decidir pela compra.
Para falar sobre esta nova experiência do consumidor, o programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, entrevista Thiago Miashiro, head of Business da Quantum, empresa brasileira que fabrica celulares. Em uma pesquisa na internet, a Quantum apurou que o termo “unboxing” aparece em 20 milhões de resultados no YouTube.
A própria empresa vem ganhando mercado, conforme Miashiro, com o “unboxing”. Este tipo de ação, em razão do modelo de negócios da marca – com foco no meio digital – “leva o usuário a outro nível de experiência”, destaca o executivo da empresa. “Ficamos entusiasmados ao ver que esses consumidores se tornaram fãs engajados da marca e fazem conteúdo próprio com o intuito de divulgar a marca e o produto”, completa Miashiro.
Na entrevista a Angela Crespo, que comanda o programa Consumo em Pauta, Miashiro também detalha a preocupação da empresa em utilizar seu site para o diálogo com seu cliente, destinando um espaço no qual explica detalhes do produto, como utilizá-lo, tutorial para solução de conflitos que possam ocorrer, etc.
Outra questão que é comentada pelo executivo da marca Quantum é sobre o serviço de atendimento (SAC) da empresa, que está em constante aprimoramento visando a ofertar ao cliente uma nova experiência em se tratando de relacionamento entre a marca e o consumidor.
Quer saber mais sobre o “unboxing” e a forma pela qual a Quantum vem usando essa nova ferramenta? Não perca o programa Consumo em Pauta na Rádio Mega Brasil Online nesta segunda-feira (4/4), que vai ao ar às 16 horas, com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora
sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta