FINANÇAS
Paguei com PIX, mas era golpe. Saiba como recuperar o dinheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Recuperar o dinheiro vítima de golpe do PIX é possível. O próprio sistema de pagamento eletrônico instantâneo possui mecanismos para bloquear transferências

Por Fabricio Posocco

Todo o dia criminosos tentam aplicar mais de 7 mil golpes em usuários do PIX. Esse número foi detectado pela empresa de cibersegurança Psafe, que somou 424 mil ocorrências, entre abril e maio deste ano. Nem toda a tentativa é convertida, mas já é perceptível a procura crescente do Poder Judiciário para recuperar o dinheiro perdido em fraudes.

A boa notícia é que o próprio sistema de pagamento eletrônico instantâneo possui mecanismos para bloquear transferências e fazer a devolução do valor transacionado.

De acordo com o Banco Central, o bloqueio cautelar analisa o perfil do recebedor. Sempre que a instituição financeira identifica uma transação fora do habitual das movimentações feitas pelo correntista, o dinheiro fica bloqueado por 72 horas para checagem e verificação de fraude. Se constatar o golpe, o próprio banco faz a devolução para quem pagou e o estelionatário não recebe nada.

Se a pessoa perceber que foi vítima de fraude antes do banco do estelionatário descobrir o crime, ela deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia física ou virtual. Em seguida, deve avisar ao banco onde tem conta, utilizando canais oficiais como SAC e ouvidoria. Desta forma, o seu banco entrará em contato com a instituição financeira do criminoso para bloquear o dinheiro e analisar a reclamação. Essa averiguação pode durar até sete dias. Quando a fraude é confirmada, o dinheiro é devolvido integralmente para o pagador.

Reforço que, mesmo com essas ferramentas adotadas pelo PIX, para monitorar operações suspeitas, o consumidor ainda precisa ficar muito atento. Além de sequestro-relâmpago e roubo de celular, tenha cuidado com a compra em site falso, o desconto que torna a aquisição ainda mais atrativa e o QR Code enganoso. Mantenha-se alerta para o perfil de rede social clonado, a central de atendimento bancário fictícia e a promessa de depositar uma quantia para receber mais dinheiro. Seja cauteloso com os donativos para histórias tristes e comoventes que chegam por SMS, WhatsApp e Facebook.

Lembre-se, os golpistas usam diversas táticas para enganar as pessoas. E, quanto mais rápido a vítima fizer o boletim de ocorrência e o contato com o seu banco, mais chance tem de recuperar o dinheiro. Caso o problema não seja resolvido pela instituição financeira, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para reparação do dano.

recuperar o dinheiro
Fabrício Posocco, advogado | Foto: Roberto Konda

Fabricio Posocco é professor universitário e advogado no Posocco & Advogados Associados 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

12 respostas

  1. Oi boa noite fui vítima de golpe comeram me manda mensagem de 21 10 2022 me enganaram com um empréstimo disse que tinha liberado um valor de empréstimo pra mim aí pra isso eu tinha que pagar uma taxa pro valor cai na minha conta depositei 2197 reais aí depois disse que tinha que pagar mais 1998 reais aí percebi que era um golpe aí fiz o contestamento pelo banco do brasil não conseguiram recuperar o dinheiro disseram que o prazo era de até 15 dias e no outro dia ele me mandou mensagem dizendo que não tinha conseguido tenho todos os comprovantes de depósito do dinheiro tenho prova dos golpista que me enganaram fiz um boletim de ocorrência e agora to esperando o delegado me ligar quero meu dinheiro de volta só pai de família tô precisando muito por favor me ajuda

  2. Fiz uma compra no site Mulher Dedicada, de um produto, há três mês e, paguei na hora pelo pix o valor de 67,00, o produto não chegou, nem o Reembolso, envio mensagem pelo email e zap mas não obtenho respostas, a pessoa visualizando mas não responde nada, como denunciar esse site, eu já estou piorando minha saúde, pelo descaso desse site, nem para falar que não vai ter reembolso obtenho respostas, esse site tem Facebook, Instagram, e watts zap, já enviei mensagem para todos e simplesmente ignoram.
    Pelo amor de Deus me de uma informação do que devo fazer, como devo presseder

  3. Cai no Golpe DO iNDEED MALL – Serviços de tarefas digitais. A cada tarefa realizada, você ganha comissões pequenas. Eles te devolvem teu dinheiro em cada 5 tarefas.
    Mas deferente os valores a serem depositados ficam cada vez maiores e você já não consegue mais retirar. Fica congelado até terminar a próxima tarefa e assim seu dinheiro fica lá. Eles não liberam. Ou seja: eles estão ROUBANDO MUITAS PESSOAS inocentes que asism como eu, apenS buscavam uma renda extra. Prometem trabalho remoto de Homme office. TUDO MENTIRA. Eles até usam dos sites famosos como: AMAZON, MAGALU ETC.
    ELES PEDEMNPRA VOCÊ INSTALAR O APLICATIVO DO TELEGRAM,

    Eles enviam isso:

    1. Deposite 50 para iniciar a tarefa, ganhe bônus de incentivo de 80 BRL
    2. Deposite 100 para iniciar a tarefa, ganhe bônus de incentivo de 150 BRL
    3. Deposite 300 para iniciar a tarefa, ganhe bônus de incentivo de 400 BRL
    4. Deposite 500 para iniciar a tarefa, ganhe bônus de incentivo de 500 BRL
    5. Deposite 1000 para iniciar a tarefa, ganhe bônus de incentivo de 800 BRL

  4. Eu cai no golpe das vendas da amazon para ganhar comissões na verdade depois tem q fazer pix p retirar supostamente o investimento e a suposta comissão mas nunca acaba vira uma bola de neve!! Fica o alerta tá gente..

  5. Cai no golpe pagto por pix de taxas para liberação de empréstimo paguei mas não recebi

  6. Também cai nesse golpe perdendo meu único dinheiro. Usam o nome do mercado livre. O site é Brazil11.com

  7. Cai no Golpe DO iNDEED MALL – Serviços de tarefas digitais. A cada tarefa realizada, você ganha comissões pequenas. Eles te devolvem teu dinheiro em cada 5 tarefas.
    Mas deferente os valores a serem depositados ficam cada vez maiores e você já não consegue mais retirar. Fica congelado até terminar a próxima tarefa e assim seu dinheiro fica lá. Eles não liberam. Ou seja: eles estão ROUBANDO MUITAS PESSOAS inocentes que asism como eu, apenas buscavam uma renda extra. Prometem trabalho remoto de Homme office. TUDO MENTIRA. Eles até usam dos sites famosos como: AMAZON, MAGALU ETC.
    ELES PEDEM PRA VOCÊ INSTALAR O APLICATIVO DO TELEGRAM,

    E eu tenho a cara da vag***nada que falava comigo no Telegram. Falta de respeito com os pais e mães de família que só querem uma renda extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore