BLACK FRIDAY
Fique de olho na segurança das ofertas

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César Lovisaro, da Datablink, dá dicas de segurança para a Black Friday Foto: Divulgação

O principal risco em períodos de ofertas, como na Black Friday, é a intensificação das ameaças de fraude. Fique olho e redobre a atenção para o phishing

Por César Lovisaro

Comprar pela Internet já é um hábito entre os brasileiros e não precisa ser motivo de apreensão. Realizar transações online pode e deve ser uma diversão, mas para que tudo dê certo e saia conforme o esperado, alguns cuidados básicos devem ser tomados, principalmente em datas especiais, quando o número de acessos aumenta significativamente, como acontece na Black Friday.

O principal risco em períodos de ofertas e compras com bons descontos, como na Black Friday, é a natural intensificação das ameaças de fraude. O consumidor deve redobrar a atenção para ataques de phishing –  fraude eletrônica, na qual criminosos virtuais enviam falsos e-mails ou mensagens em nome de empresas conhecidas, com o objetivo de conseguir informações pessoais, como senhas, por exemplo -,  aproveitando a distração do consumidor, que está mais “vulnerável” por conta das promoções desse período. Veja abaixo quais são as principais medidas para proteger-se de ações criminosas nas suas compras online:

  • Evitar registrar-se em sites desconhecidos com as mesmas credenciais. É altamente aconselhável não utilizar senhas idênticas para todos os sites de e-commerce que você utiliza regularmente, pois, caso você acidentalmente se registre em algum site utilizado para ataques de pharming – quando você é direcionado para um site falso que não corresponde ao link indicado, ludibriando o consumidor e coletando dados de cartões de crédito e senhas, por exemplo –, o fraudador não terá acesso a uma credencial válida para os outros sites.
  • Não armazenar as informações de pagamento no seu cadastro de usuário. Apesar de as lojas garantirem que possuem um ambiente seguro para armazenamento de tais dados, vemos casos de vazamento de dados de cartões de crédito diariamente nas principais lojas do mundo.
  • Fique atento às mensagens de e-commerce. As lojas de vendas virtuais geralmente não pedem informações pessoais nem tampouco informações de acesso a sua área de usuário, portanto, e-mails ou qualquer outro tipo de contato que visam à obtenção destes dados – normalmente são ataques de engenharia social – devem ser deletados imediatamente. Se tiver a mínima dúvida não informe; é melhor deixar passar uma oportunidade do que se comprometer seriamente com fraudes ou furto de identidades.

César Lovisaro é vice-presidente de contas estratégicas da Datablink

Publicado em 11/11/2016

Atualizado em 23/11/2023

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