A QuickBrasil é uma plataforma digital que tem como proposta pagar a passageiros indenização por voos atrasados assumindo a retratação com a companhia aérea
Garantir a passageiros indenização por voos atrasados ou cancelados é a proposta da plataforma QuickBrasil, empresa privada, fundada há pouco mais de um ano. Ela foi desenvolvida por um grupo de quatro empresários no Global Entrepreneurship Bootcamp 2017, entre eles, o advogado mineiro Thiago Naves, como parte de um programa do MIT – o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, considerado um dos epicentros mundiais da inovação.
Como o consumidor pode acessar a plataforma e como a QuickBrasil pode auxiliá-lo na validação de seus direitos somente em problemas com companhias aéreas serão explicados por Thiago Naves, que além de empreendedor tem formação em Direito. Naves é o convidado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.
Para receber a indenização por voos atrasados o passageiro precisa acionar a plataforma, informando o número do voo, do CPF e fazer upload dos documentos. A QuickBrasil verifica, de forma online, se o voo teve mesmo problema, uma vez que ela tem acesso a todas as decolagens. Se confirmado o atraso ou cancelamento é oferecido ao consumidor a indenização de até R$ 1 mil, em depósito em conta bancária. Recebida a quantia, o passageiro renuncia receber qualquer outro valor da companhia aérea referente ao caso e a Quick passa a reivindicar a retratação diretamente com a companhia, assumindo os riscos e os resultados. “Nosso objetivo é garantir que o consumidor seja indenizado nas situações em que foi lesado pelas companhias aéreas com muito mais rapidez que a justiça pública e sem riscos”, explica Naves.
A reclamação pode ser registrada mesmo se o voo era entre cidades fora do Brasil, desde que a companhia aérea opere no País. “Que fique claro que não somos um escritório de advocacia. Temos uma plataforma de cessão de direito, amparado pelo Código Civil desde o século 19 e muito utilizado por quem tem precatórios a receber. O procedimento é feito com base no conteúdo legal previsto pelo Código de Defesa do Consumidor e na Lei 9.099/95”, destaca o CEO da QuickBrasil.
A startup já atendeu cerca de 2 mil clientes, com 95% de acordos fechados. Assim que o consumidor faz seu relato na plataforma, explica Naves, é feita avaliação gratuita sobre a questão apresentada e, caso haja real direito à reparação, a QuickBrasil propõe o pagamento de indenização.
A plataforma QuickBrasil só atende e paga indenização por voos atrasados ou cancelados. Qualquer outro problema com a companhia aérea, como extravio de bagagem ou overbooking, a questão deve ser apresentada em outra plataforma, na Lar do Consumidor, também criada pelo empreendedor Naves. Nela é possível ter resposta personalizada e gratuita e informações de como entrar no Juizado Digital para resolver qualquer tipo de pendências de consumo, como vício ou defeito em produtos e serviços, garantia, entrega, etc. conforme Naves.
Para saber mais sobre a plataforma Quick Brasil, acesse a Rádio Mega Brasil Online, às 16 horas, nesta segunda-feira (21/01). Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.