As compras na internet merecem atenção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Para comprar com segurança na internet é preciso seguir algumas regras simples | Foto: Pixabay

Antes de ir às compras na internet, o consumidor precisa redobrar a atenção. É recomendado que ele estabeleça um diálogo prévio com o fornecedor e, na hipótese de ocorrer algum problema, saiba com quem falar.

O consumidor cada vez mais adere à internet para pesquisar preços, produtos e serviços, para fazer compras, para dialogar com seu fornecedor em situações de problemas ou, até mesmo, para pegar informações.

Pesquisa realizada pelo NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado da NZN, mostra que 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet usam este caminho para realizar compras e 74% dos consumidores preferem as lojas onlines.

Antes, porém, de ir às compras na internet, o consumidor precisa redobrar a atenção. É recomendado pelos Procons que ele estabeleça um diálogo prévio com o fornecedor e, na hipótese de ocorrer algum problema (atraso na entrega, produtos com problema, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, etc) saiba com quem falar. Se neste contato prévio o lojista virtual nada responder, isto é um alerta de que a loja pode não ser confiável.

E, mesmo que haja resposta, é recomendado que se dê uma olhada nas listas. Evite estes sites, construídas pelos Procons, para se certificar de que a empresa não está lá por reclamações de outros consumidores.

É bom saber que os sites de vendas devem informar um telefone ou e-mail de contato e o CNPJ da empresa. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando www.registro.br. E toda compra deve ser acompanhada de nota fiscal.

ecommerceCertificar-se também antes das compras na internet sobre as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários e dos seus dados, mesmo por exemplo quando fizer palpites de futebol. Geralmente há um cadeado na página e certificados que informam que o site é seguro.

O consumidor nunca deve fornecer informações pessoais que não são necessárias para a realização da compra e verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria.

Por fim, guardar todos os dados das compras na internet, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, etc. E não esquecer de arquivar em meio eletrônico ou impresso a confirmação do pedido e os e-mails trocados com o fornecedor que comprovem a compra e suas condições.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore