ARTIGO: Acessibilidade em prol do atendimento ao consumidor

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RiPara Ricardo Alves, da TIM, a digitalização do atendimento já é uma realidade | Foto: Divulgaçãocardo Alves, da TIM, comenta sobre ação de capacitação de atendentes das lojas para consumidor.gov.br, inciativa do Conselho de Usuários da TIM

Possibilitar a acessibilidade a todos os cidadãos beneficia não só o atendimento, mas também a democratização dos serviços de telecomunicações 

Por Ricardo Alves

É de amplo conhecimento que a preocupação com a inclusão e acessibilidade no atendimento ao cliente vem crescendo cada dia mais entre as grandes corporações. Ainda assim, temos um longo caminho em prol da acessibilidade irrestrita a todos os tipos de clientes. Estar dentro das necessidades de pessoas com qualquer tipo de deficiência ou limitação vai muito além das exigências regulamentadas. É uma questão de humanidade, empatia e amor ao próximo.

O consumidor tem liberdade para escolher as empresas com que mais se identifica e a maneira como é atendido determina grande parte deste processo de escolha. Não só o tratamento, mas também como a companhia se prepara para recebê-lo e quais são as iniciativas que farão com que ele se sinta inserido àquele lugar. Por conta disso, a TIM se preocupa com as boas práticas em seus atendimentos e a inclusão e preparação para acolher todos os grupos possíveis em seus mais diversos canais de comunicação.

A operadora criou o Conselho de Usuários, que integra clientes e entidades de defesa do consumidor, voltado para a orientação, análise e avaliação dos serviços e da qualidade do atendimento. Nele, são propostas iniciativas que visam a beneficiar e simplificar as relações entre empresa e cliente. بلاك جاك 21 O Conselho também promove ações, por meio de workshops, com a presença de autoridades da defesa do consumidor para troca de conhecimento e novas ideias. Vale ressaltar que todas as empresas de telefonia criaram Conselhos, cumprindo resolução 623/2013 da Anatel, mas na TIM transformamos a obrigação regulamentar em uma oportunidade.

Um exemplo de nossas ações voltadas para acessibilidade é a elaboração do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na versão em Braille, disponibilizado aos órgãos de Defesa do Consumidor, às bibliotecas públicas e às instituições de trabalho para o uso das pessoas com esta deficiência. O objetivo desta iniciativa é difundir as informações legais e contribuir para um bom uso, de forma correta e produtiva, desta ferramenta. اون لاين روليت Devido à significativa adesão que tivemos, também iniciamos o projeto para disponibilizar o CDC em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Como ação proposta também pelo Conselho foi disponibilizada no site da TIM a cartilha de informações para o usuário de telecomunicações e divulgada sua versão em Braille. O material conta com uma série de instruções com orientações sobre os principais direitos e deveres dos consumidores, abordados de forma simples, com dicas, sugestões e alertas extraídos do programa “ANATEL Explica”.

Neste mesmo contexto de inclusão, a TIM firmou parcerias de grande relevância para pessoas com deficiências, com o objetivo de facilitar seu dia a dia, bem como o atendimento e as ações corriqueiras deste público. O Emoti Sounds, em parceria com o Instituto Benjamin Constant, por exemplo, trata-se de um plug-in que traduz emoticons utilizados em aplicativos de mensagens para pessoas cegas, transmitindo as emoções e sensações representadas pelas figuras. Outro destaque foi a parceria que fizemos com o aplicativo Giulia – Mãos que falam. A ferramenta possibilita conversas entre surdos e ouvintes, já que traduz a fala em Libras e vice-versa. Esta ação inovadora traz a possibilidade da comunicação de forma efetiva e clara entre toda a sociedade, nos mais variados diálogos. رهان كرة القدم

Entre estas e outras ações, a TIM e diversas empresas realizam cada vez mais seu papel de disseminar ideias e valores em prol da acessibilidade. A inclusão, como forma de alcançar os mais variados públicos, beneficia não só o atendimento, mas também a democratização dos serviços. Além disso, contribui para a inovação e para o desenvolvimento de novas tecnologias, com o objetivo de atender as demandas e gargalos existentes entre as pessoas com deficiência no país. E que possamos, cada vez mais, trabalhar em prol dessa causa.

Ricardo Alves, secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM

 

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Respostas de 2

  1. tenho uma sky pré pago, mais não tenho ponto de assinatura sky.

    Quero aqui pedir encarecidamente que reveja essa situação em meu nome< pois estar me constrangindo e estou procurando resolver da melhor forma possivel.

    Estão me cobrando uma coisa que eu não usei, pois não sou assinate de ponto de sky. revejam essa situação. pois entrarei com pedido de danos morais contra essa operadora que está me constrangindo. Grato 

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