A Agência, com o lançamento do Aneel Consumidor, moderniza a interação com o consumidor e o ajuda a entender tarifa e sua conta de energia elétrica
Um novo canal de acesso para aproximar ainda mais os consumidores de energia elétrica da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi lançado em meados de novembro. Trata-se do aplicativo para celulares Aneel Consumidor, que simplificará o atendimento e disponibilizará informações detalhadas sobre questões como a composição da conta de luz.
“Em um passo a mais na linha do empoderamento do consumidor. Agora milhões de consumidores de energia do Brasil terão em sua mão acesso à ouvidoria da ANEEL”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone.
Conheça o projeto de lei do Senado que determina multa por falta de energia elétrica nas residências
O aplicativo Aneel Consumidor já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A plataforma facilita o registro e acompanhamento de solicitações de ouvidoria (reclamações, sugestões, elogio e denúncias), apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.
Um dos principais serviços oferecidos pelo aplicativo Aneel Consumidor é o “Entenda sua Conta”, por meio do qual o consumidor poderá conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia, utilizando simulações interativas para contas de luz de clientes residenciais.
Conheça os prazos para reparo de equipamentos por queda de energia
Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, a Bandeira Tarifária em vigor, mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública.
Na plataforma Aneel Consumidor é possível visualizar a participação, na sua conta, dos diferentes componentes que influenciam a tarifa, como custos de Energia, Transmissão, Distribuição, Encargos e a Bandeira Tarifária.
“A ANEEL está dando um exemplo, começando a colocar luz no quanto as pessoas pagam pelo bem que consomem”, disse o ministro Moreira Franco, que participou da cerimônia de lançamento do Aneel Consumidor.
O aplicativo permite ainda a visualização do histórico de demandas registradas na Aneel e acesso a diferentes informações do setor, como a Bandeira Tarifária vigente, Contato da Ouvidoria Institucional da ANEEL, informações sobre as distribuidoras, relação de direitos e deveres do consumidor e link para o site da Aneel.
Após o lançamento, a proposta é realizar aprimoramentos contínuos e vincular a plataforma ao novo Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico (SIASE), no primeiro trimestre de 2019.
Fonte: Aneel