Consumidores que baixarem o aplicativo da Arsesp poderão registrar diretamente no celular reclamações contra empresas de energia elétrica, gás e saneamento básico
A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) lançou um aplicativo, no Dia Mundial do Consumidor, para orientar e solucionar problemas de consumidores sobre os serviços de saneamento básico, gás canalizado ou energia elétrica, disponível nas plataformas IOS e Android. “Com esta ferramenta, a Arsesp simplifica e torna mais acessível o atendimento aos consumidores desses serviços públicos, aproximando mais a agência do cidadão”, afirma Paulo Athur Góes, diretor de Relações Institucionais.
Ao baixar o aplicativo no celular ou tablet, o consumidor irá visualizar logo na primeira tela os setores regulados pela Arsesp. Se desejar “registrar uma reclamação” poderá entrar bastando informar o protocolo da concessionária ou prestador de serviços. Caso não tenha registrado a demanda na concessionária (empresa de energia, gás ou saneamento básico), portanto, não tem número de protocolo, a solicitação será direcionada para tratamento inicial da concessionária. Lembrando que a Arsesp orienta os consumidores a buscarem o primeiro atendimento nos canais disponibilizados pelas concessionárias ou prestadoras de serviços que atendem a sua cidade.
> Aplicativo Caixa facilita acompanhar o uso de cartões de crédito
> Rádio CNseg lança aplicativo para smartphones
> Sabesp lança aplicativo para avisar vazamento de água
O aplicativo da Arsesp tem dois grandes diferenciais: todos os registros e protocolos ficarão armazenados no celular, assim o usuário não precisa se preocupar em anotar os números de protocolo. O segundo diferencial é que os consumidores poderão consultar o passo a passo de todas as suas queixas registradas, como por exemplo se a Arsesp já analisou o pedido, se já solicitou análise de sua reclamação à concessionária e qual a posição final sobre cada caso.
No caso de energia elétrica, quando o consumidor registrar uma demanda, o aplicativo redirecionará para o Espaço do Consumidor no site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Vale ressaltar que a Arsesp atua, por meio de delegação da Aneel, na fiscalização das distribuidoras de energia elétrica situadas no Estado de São Paulo. Por este motivo, as solicitações de reclamação são registradas no sistema da Agência Federal.
Números de atendimento
Em 2016, no setor de saneamento básico, foram registradas 4.178 reclamações, representando queda de aproximadamente 25% em comparação com 2015, passado o pior período da escassez hídrica que assolou o Estado Paulista. Dentre os assuntos mais reclamados, o destaque positivo foi a diminuição de 53% nas demandas sobre falta de água, que passaram de 1.742, em 2015, para 817, em 2016.
No setor de gás canalizado, as reclamações aumentaram 51% no total. Foram registradas 1.091, em 2016, ante 721, em 2015. As reclamações sobre cobrança aumentaram 80%, enquanto as demandas sobre religação cresceram 67%, ambas na comparação com 2015.
No setor de energia elétrica, a suspensão do serviço de teleatendimento da Aneel, que durou 45 dias em 2016, prejudicou a comparação anual da quantidade de reclamações dos consumidores. Considerando apenas o ano de 2016, foram registradas 42.804 reclamações, com destaque para as demandas sobre variação de consumo, com 6.838 ou 16% do total, e ressarcimento de danos elétricos, com 5.305 ou 12,3% da totalidade.
Somando os três setores e considerando todos os tipos de manifestações e solicitações, foram atendidos aproximadamente 270 mil consumidores, no ano de 2016, no Serviço de Atendimento ao Usuário da Arsesp.
Fonte: Arsesp
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
Assine a newsletter do Consumo em Pauta