Cartão virtual protege contra fraude e clonagem. Para gerar o seu cartão virtual, basta entrar no aplicativo (app) do banco ou internet banking em que possui o cartão físico e seguir o passo a passo
Tudo em nome da segurança. Com o aumento de fraudes e clonagens com os cartões de crédito no Brasil, a maioria das instituições bancárias vem oferecendo uma opção virtual para facilitar as compras online e manter os dados do consumidor protegidos.
O cartão virtual é uma extensão do cartão de crédito físico, aquele tradicional, com os dados normais. Só que o virtual, como o próprio nome diz, permite fazer apenas compras online.
Os cartões podem utilizar o mesmo limite, mas cada um tem Código de Verificação do Cartão (CVC) e data de validade exclusivos. Ah, o cartão virtual não tem custo. Então você não vai pagar nem anuidade ou taxa de manutenção. Então, para poder usufruir da novidade não haverá mais cobranças.
Como fazer o cartão virtual?
É você mesmo(a) que vai gerar o seu cartão virtual. Para isso, é só entrar no aplicativo (app) do banco ou internet banking em que possui cartão físico e seguir o passo a passo. O processo é simples, mas varia de banco para banco.
Ao acessar a área de cartões, irá localizar o ícone para o cartão virtual. Clicando, ele gerará o seu e pedirá a senha do cartão físico. Sim, só é possível ter um cartão virtual quando se possui cartão físico de uma instituição bancária.
Em seguida, um cartão virtual é criado em instantes, com um campo para copiar as informações principais para uso nas compras.
Na hora de você fazer o seu cartão também vai decidir qual tipo prefere – de pagamentos recorrentes e por quantidade de compras ou tempo, com duração de apenas uma compra ou aquele que funciona por 24 horas e pode ser usado em várias compras durante esse período.
+ Meios de pagamento virtuais são mais seguros?
+ Golpes financeiros virtuais deixam muitos consumidores no prejuízo
Maior segurança
O cartão virtual protege contra fraude e clonagem e serve apenas para compras online. Quando o consumidor faz uma compra na internet utilizando esse tipo de cartão, ao final da operação ele deixa de existir com aqueles dados. Ou seja: mesmo se alguém pegar as informações, não será possível utilizá-las novamente.
É possível usar o cartão virtual para compras nacionais e internacionais.
Vantagens de usar o cartão online
Além da segurança que é a maior vantagem do cartão virtual, ele possui mais qualidades:
- Agilidade – O cliente começa a usar o cartão virtual antes mesmo de o cartão físico chegar;
- Praticidade – O consumidor não precisa se preocupar com a perda do cartão virtual como acontece com o físico;
- Controle – As despesas constam na mesma fatura do cartão físico, assim como a descrição da compra e valor gasto;
- Custo zero – Não se tem custo operacional, porque não existe um produto físico;
- Respeito ao meio ambiente – Já que o cartão físico não gasta material, ou seja, plástico, os danos ambientais são reduzidos.
Por Raquel Budow