Consultar CPF de forma gratuita é um dos serviços disponibilizados pela Boa Vista SCPC e pela Serasa. O SPC Brasil só oferece informações pagas
Consultar CPF com frequência pode ajudar na prevenção de fraude e saber rapidamente se alguma empresa negativou o seu nome. As empresas que administram os cadastros de restrição, aqueles que indicam se o CPF do consumidor está com débito ou não, como Boa Vista SCPC, Serasa, ofertam consultas gratuitas e pagas sobre a inserção do nome do consumidor nestes cadastros. O SPC Brasil é o único que só disponibiliza informação paga.
Quem quiser usufruir do serviço gratuito, deve fazer um cadastro nas empresas, informando seus dados. As informações só serão liberadas após a digitação de um código de validação enviado por SMS para o aparelho celular indicado. Essa autenticação é necessária para evitar que terceiros tentem checar informações que não lhes pertencem.
Não deixe de ler:
Nome sujo: A empresa sumiu. E agora?
INADIMPLÊNCIA Nome sujo barra crédito e emprego
Nome sujo após devolver carro financiado
A Boa Vista SCPC, na consulta gratuita, permite a visualização das pendências financeiras registradas na base da empresa e informa quem é o credor e como contatá-lo.
Já para consultar CPF pagando, no Radar Pessoal, é possível monitorar as informações vinculadas ao Cadastro de Pessoa Física. Quem contrata o serviço será avisado imediatamente sempre que alguma informação for alterada ou alguma empresa consultar seus dados.
A Serasa disponibiliza gratuitamente o aplicativo SerasaConsumidor, que pode ser baixado por quem tem smartphone Android e por meio dele verificar as pendências financeiras registradas. A consulta também pode ser feita numa das unidades da Serasa, por carta ou por procuração.
No serviço pago da Serasa, o Me Proteja, é possível monitorar constantemente o CPF, recebendo informação 24 horas por dia sobre quais empresas consultaram o CPF e, principalmente, se alguma dívida foi lançada no nome, prevenindo inclusive fraudes.
Quanto às informações que as empresas de cadastros disponibiliza são:
- Se há ou não negativação;
- A empresa que registrou o CPF do inadimplente (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais);
- Informações dos credores, como telefones, endereço, e-mail e site;
- O valor atual e a data de vencimento do débito atrasado
Fontes: Boa Vista SCPC, Serasa, SPC Brasil
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
Respostas de 2
Tenho o meu nome sujo em uma editora de livros fui até o SPC,Serasa e me deram os tel mas não consigo falar com ninguém ,diz que e inexistente ,preciso me livrar dessa dividida como faço ? Eu tenho que abrir uma conta corrente urgente mas não encontro a empresa pra fazer o pagamento por favor me aconselhem oque devo fazer ,no cadastro diz que a dívida e desde 2012 .
Olá, Aurora
Veja as informações nestes links:
NOME SUJO A empresa sumiu? E agora?
CPF sujo? Quanto tempo fica em cadastros?