Mudanças na conta de luz já poderão ser observadas por consumidores de alguns Estados. Nos demais, somente a partir de setembro. Agora, a conta é nota fiscal e tem até QR Code
A conta de luz está mudando. A partir de fevereiro, os consumidores vão receber uma fatura que, na verdade, é uma nota fiscal. A substituição, entretanto, será gradativa. Dos 27 Estados brasileiros, 19 obrigatoriamente começarão a emitir o novo documento neste mês. No restante, contudo, a mudança valerá a partir de setembro. Entre eles, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais.
Para o consumidor, outrossim, as mudanças na conta de luz possibilitarão maior controle, segurança e acesso à fatura no momento que necessitar. Esta é a opinião de Hugo Ramos dos Santos, diretor da Oobj, empresa da área de documentos fiscais eletrônicos. Santos é o entrevistado da jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta desta semana.
As novidades na conta de luz
A conta de luz terá estampado um QR Code. Assim, ao aproximar o celular deste código, diz Santos, “é possível verificar se as informações contidas naquela fatura realmente foram autorizadas pela companhia de energia elétrica”. Além disso, o acesso ao QR Code levará o consumidor ao portal da nota fiscal eletrônica. Ali, ele poderá confirmar a autenticidade da cobrança e, assim, evitará pagar faturas falsas.
+ Como economizar energia elétrica e baratear a conta
+ Energia elétrica queimou seu aparelho?
+ Tarifa social: veja se você pode solicitar
As demais informações, como histórico de faturamento, dados de medição, descrição do faturamento, bem como valor valor, data de vencimento, entre outras, permanecerão na nova conta de luz.
Contas de telecom também irão mudar
Já está sendo estudado a mudança para as contas de telefonia, internet, TV a cabo. As empresas desse setor, da mesma forma, deverão, num prazo relativamente curto, a emitir nota fiscal eletrônica em substituição às faturas de hoje.
O executivo da Oobj, destaca que as conversas nesse sentido já estão andando e, espera, que no próximo ano a novidade também chegue às contas de telecom.
No futuro, contas de outros serviços, como água e gás, poderão passar pelo mesmo processo. “No momento, ainda não há conversas para estes setores”, pontua Santos.
O modelo de emissão da conta de luz via nota fiscal eletrônica, diz Santos, já é utilizado desde 2018. Ele deveria ter sido implementado de forma ampla em 2020, mas, por conta da pandemia, os planos foram adiados.
Controle para o consumidor
Aquele consumidor organizado, que costuma cuidar de seus pagamentos, com a conta de luz no formato nota fiscal eletrônica poderá armazenar os QR Code de cada fatura de luz. “Assim, quando precisar apresentar um comprovante de endereço, terá ele na palma da mão, ou melhor, no celular”, orienta o executivo da Oobj.
Para quem precisa de uma segunda via da conta, com o QR Code, terá acesso a ela facilmente. Não precisará entrar em contato com a empresa de energia e solicitar a cópia.
Na Mega Brasil
Para saber detalhes sobre a conta de luz no formato de nota fiscal eletrônica, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (07/02), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 10 horas, e na sexta, às 18 horas.
Você pode também assistir a entrevista completa no canal do YouTube da Mega Brasil.