Todos os shoppings poderão ser fechados na Região Metropolitana de São Paulo e assim ficarão até 30 de abril, conforme recomendação de Doria. No Rio de Janeiro, a recomendação é que também não abram as portas
Todos os shoppings da Região Metropolitana de São Paulo poderão ser fechados do dia 23 deste mês até dia 30 de abril. A recomendação é do governo de São Paulo, em meio à epidemia pelo novo coronavírus. Segundo o governador João Doria, a recomendação de fechamento é por razões sanitárias e proteção de funcionários, profissionais e clientes.
“São medidas preventivas que estamos tomando em relação ao comércio, neste momento exclusivas para shopping centers de pequeno, médio e grande porte na capital e Região Metropolitana de São Paulo. Não se aplica a shoppings do interior e litoral de SP neste momento”, disse Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 18/03
Você viu isso?
Coronavírus: Shoppings vão reduzir horário de funcionamento
Coronavírus: Senacon recomenda remarcação de viagens sem custo adicional
ARTIGO: Como o CDC me protege de cláusulas abusivas em tempos de coronavírus?
Planos de saúde terão de cobrir exames para novo coronavírus
Sobre a recomendação de fechamento dos shoppings, a Alshop e a Abrasce já haviam determinado redução nos horários de funcionamento, das 12h às 20h, também como medida para evitar a proliferação do novo coronavírus.
As academias de ginástica da mesma região também devem ter as suas operações encerradas.
Medicamentos
O governo de São Paulo anunciou outras medidas, como a entrega de medicamentos de alto custo para 300 mil pacientes do Estado e parcerias com farmácias da região metropolitana. Segundo Doria, até mil farmácias na Capital e Grande São Paulo oferecerão a vacina contra a gripe a partir do dia 13 de abril. “São medicamentos exatamente para aquelas patologias crônicas e severas, onde idosos estão mais presentes. Eles vão à farmácia mês a mês e recebem a medicação. Mas, em função da nossa epidemia, faremos a entrega a cada três meses para que não precisem ir à farmácia mensalmente e evitar essa aglomeração”, explicou José Henrique Cherman, secretário de Estado da Saúde.
Sobre a vacina de gripe, a campanha do Ministério da Saúde começa antes, no dia 23 de março, quando postos de saúde iniciarão a imunização. Embora a vacina não ofereça imunidade ao novo coronavírus, ela previne a infecção por outros vírus respiratórios, entre eles H1N1.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, já havia recomendado que as lojas de shopping — com exceção de farmácias e supermercados — fossem fechados, assim como academias.