CRÉDITO
Cadastro Positivo inclui milhões de brasileiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
O Cadastro Positivo garante sinal verde para crédito

O Cadastro Positivo inclui milhões de brasileiros no mercado de crédito. Agora, eles contam também com informações das contas de serviços, como telefone

Cadastro Positivo inclui milhões de brasileiros. Uma análise de crédito mais inclusiva e justa. Este é um dos objetivos principais da Quod, empresa de inteligência de dados e uma das gerenciadoras do banco de dados do Cadastro Positivo no país.

De acordo com dados recentes anunciados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia celular e fixa, banda larga e TV por assinatura, as informações enviadas pelas empresas Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo totalizaram 100 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados do Cadastro Positivo.

Ou seja, o compartilhamento do histórico de pagamentos de clientes das operadoras de telecomunicações com os birôs de crédito pode, a partir de agora, proporcionar crédito para mais de 11 milhões de consumidores.

Crédito acessível

A operação, ou seja, a inclusão no banco de dados do Cadastro Positivo, vai permitir que o mercado de crédito considere essa parcela significativa da população bem como as empresas desbancarizadas em suas operações. Cerca de 10,3 milhões de pessoas físicas e mais de 763 mil pessoas jurídicas passaram a ter visibilidade. Elas não faziam parte da primeira onda de compartilhamento de informações realizadas pelas instituições financeiros com os birôs.

“O estabelecimento de uma nota de crédito (score) para cada consumidor, definida de acordo com o pagamento de suas operações de crédito, de serviços continuados como de luz, água e telefone, por exemplo, torna, sem dúvida, a análise de crédito mais inclusiva e justa”, destaca Ricardo Cervellini Thomaziello, chief data officer (profissional que supervisiona funções relacionadas a dados e se empenha para garantir que as empresas obtenham o máximo do ativo mais valioso) da Quod.

Segundo o executivo, à medida que o Cadastro Positivo incorpora os dados de outros setores, os birôs têm condições de definir um  score com mais eficácia. A nota de crédito passa a ser definida não apenas a partir de empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito, mas também do pagamento de outras obrigações mensais.

A atuação da Quod com esse olhar em um mercado de crédito mais justo e inclusivo está inserido nas metas da empresa. Além de impulsionar o Cadastro Positivo, a organização quer fomentar a educação financeira no cenário brasileiro.


+ TransUnion é a nova gestora do Cadastro Positivo no Brasil
+ A dívida caducou e ainda não tenho crédito?


Cadastro Positivo inclui milhões de brasileiros

O score de crédito é uma ferramenta bastante utilizada para consulta de crédito. Ela mostra se você paga ou não seus débitos em dia. As instituições financeiras são as usuárias mais regulares desse instrumento.

Quando você solicita crédito no mercado é essa pontuação que revela seu perfil financeiro. E as empresas a levam em consideração e se baseiam nela. Assim, você pode conseguir ou não, cartão de crédito, financiamento e empréstimo, entre outras solicitações.

Com base nas dicas da Serasa Experian, elaboramos uma lista pequena para você aumentar sua pontuação. É preciso segui-la para alcançar o objetivo:

  • Pague suas contas em dia. Esse é o ponto mais importante no cálculo do seu score de crédito;
  • Sempre pague sua fatura do cartão de crédito em dia, evitando atrasos ou fazendo apenas o pagamento mínimo. Isso demonstra descontrole financeiro;
  • Se você estiver com o nome sujo, procure alternativas para negociar essa dívida. Muitas empresas preferem negociar os termos do pagamento a não receberem nenhum valor;
  • Mantenha seus dados atualizados nas instituições financeiras. Isso significa que você possui o vínculo ativo e está disposto a ter transparência no processo;
  • Consulte o seu score de crédito. Muitas pessoas ficam com o nome sujo ou com o score baixo depois de serem vítimas de golpes financeiros. Às vezes, nem sabem. Só conhecem o fato quando solicitam crédito.

Você pode se organizar para ter um crédito melhor. Tudo depende de como se relaciona com a questão financeira.

Por Raquel Budow

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore