Quadrilhas aproveitam a aglomeração de pessoas e a distração no momento dos pagamentos para aplicar o golpe da troca de cartão, muito comum durante o Carnaval
Vai cair na folia durante o Carnaval? Então, cuidado com os seus pertences. Quadrilhas aproveitam a aglomeração de pessoas e a distração no momento dos pagamentos para aplicar o golpe da troca do cartão, o mais comum neste período do ano, mas que não se concentra apenas nos quatro dias de folia.
Eis como a coisa funciona: o golpista se passa por um vendedor ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. O falso vendedor se aproveita de um momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada, ou usa algum truque e desvia a atenção do comprador para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra, o que permite ao bandido descobrir o código secreto. Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, o golpista troca o cartão e devolve outro muito parecido. A troca só é percebida muito tempo depois, quando a pessoa tentar usar o cartão.
Redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse.
“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita: isso não pode acontecer; lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos.
Comunique ao banco
É muito importante comunicar ao banco o roubo, furto ou perda do celular o mais rápido possível. Esses problemas são muito comuns em locais com grande aglomeração de pessoas, como é o caso dos blocos de carnaval. “Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao banco”, alerta Volpini.
Esse descuido pode ter consequências graves. Se o ladrão conseguir desbloquear o celular, ele poderá ter acesso à conta da vítima pelo aplicativo do banco, por exemplo.
Em geral, os bandidos têm técnicas de convencimento, por meio de e-mails ou mensagens falsas, para induzir a vítima a informar as senhas de desbloqueio do aparelho celular, onde, por vezes, são guardadas informações que permitem o acesso ao aplicativo bancário. “Desconfie sempre, principalmente de links enviados, a orientação é a própria pessoa acionar a operadora para pedir o bloqueio”, afirma Volpini.
Por isso, acrescenta o executivo, “é importante comunicar ao banco o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Assim, a instituição financeira poderá bloquear a conta e impedir que os bandidos realizem qualquer operação”.
Para chamar atenção das pessoas sobre os riscos deste golpe, a FEBRABAN produziu um vídeo dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e como evitá-las.
Dicas da Febraban:
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Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
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Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
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Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele.
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Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
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Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
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Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, Assim, é possível identificar com rapidez uma transação fraudulenta;
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Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
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Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
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Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto;
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um B.O. na delegacia mais próxima.
Fonte: Febraban