ATRÁS DO BALCÃO
O Dia da Troca está chegando. Sua loja está preparada?

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Para falar sobre o ‘dia da troca”, que ocorre todos os anos após o Natal, dois consultores em relacionamento dão dicas no programa Consumo em Pauta

O Dia da Troca acontece todos os anos no primeiro dia útil após o Natal. Portanto, o varejo em geral tem de preparar a estratégia para os dias que sucederem a esta data. É que neste período um grande número de consumidores retorna aos estabelecimentos para trocar os presentes que receberam na festa natalina.

Para falar sobre o Dia da Troca, que pode ser revertido em novas vendas, temos hoje no Programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, dois especialistas. São eles: Leonardo Barci e Marcio Oliveira, que dirigem a YouDb, agência de marketing “para” relacionamento.

Uma das questões, entretanto, levantadas pelos dois consultores é com relação à percepção de que quem está entrando na loja para pedir a troca de um item. Ele não é cliente em primeira instância, mas é importante para seu cliente. Ou seja, para aquele que comprou o item e escolheu aquela loja ou marca porque confia nela. “É preciso respeitar essa cadeia. Consequentemente, isso possibilita o relacionamento com um provável novo cliente e agrada quem comprou” destaca Márcio Oliveira.

Leonardo Barci acrescenta que este relacionamento vai gerar inclusive satisfação no cliente que comprou o presente. Isso ocorre a partir do momento que receber o feedback de seu presenteado sobre o atendimento da loja. “O cliente de primeira instância poderá retribuir o bom relacionamento da loja com seu presenteado com mais fidelidade.”

Na Mega Brasil

Na entrevista à Angela Crespo, os dois consultores explicam ainda a diferença entre marketing “de” e “para” relacionamento. Além de comentarem sobre a importância de a empresa conhecer a razão de sua existência. Esta  deve ir além do lucro para se posicionar na forma que deseja se relacionar com seu público.

Barci e Oliveira lançaram recentemente o livro “Mind The Gap – porque o relacionamento com os clientes vem anes do marketing”, pela Alínea Editora.

O programa Consumo em Pauta vai ao ar hoje, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online, com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Atualizado em 22/12/2021

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