A oferta de conteúdo é fundamental para aproximar clientes, diz Andressa Dantas, especialista em Comunicação Institucional e diretora executiva da Arebo
Estratégias de comunicação que constroem elos entre consumidores e fornecedores e a importância da produção de conteúdo pelas marcas serão destacadas na entrevista do programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, com Andressa Dantas, especialista em Comunicação Institucional e diretora executiva da Arebo.
Um dos pontos levantados por Andressa no bate-papo com Angela Crespo, que também é editora de conteúdo do site Consumo em Pauta, é quanto ao fato de o brasileiro estar cada vez mais preocupado com a reputação das empresas das quais consome ou pretende consumir produtos e serviços. Ela cita dados do estudo "New Realities”, da holding de comunicação IPG, que diz que 60% dos consumidores estão interessados em receber informações sobre produtos e serviços, mas desconfiam dos conteúdos apresentados.
“Cerca de um terço dos entrevistados não acredita nas informações oferecidas pelas marcas e a realidade global dos entrevistados aponta que 60% dos consumidores não sabem diferenciar facilmente se a mensagem é conteúdo de marketing ou conteúdo informativo, o que contribui ainda mais para a desconfiança em relação à mensagem”, diz a entrevistada.
Portanto, mudanças no comportamento das empresas na interação com seus clientes são defendidas por Andressa como sendo um ponto fundamental nesta era digital na qual o consumidor quer informações que vão além da ficha técnica do produto e as busca nos mais diferentes canais por não encontrá-las nos sites da companhias. “As empresas precisam se apropriar de suas próprias informações e passá-las para seus clientes. Vivemos um momento de turbilhão de informações e cada consumidor tem o seu próprio canal. Por meio dele formam e divulgam opinião, ou seja, são potencializadores que podem alavancar ou derrubar uma marca”, acrescenta.
Em razão dessa percepção, a especialista recomenda que as empresas trabalhem conteúdos com o intuito de solucionar dúvidas de seus clientes e passar orientações das melhores formas de como usar o que colocam no mercado. Ou seja, não apenas divulgar o que produzem ou vendem. “Para tanto, é imprescindível uma comunicação integrada com os demais setores que atuam ao lado do consumidor”, destaca Andressa. Ela lembra que cada vez mais o consumidor busca experiências nas relações de consumo, quer fazer parte de um tipo de consumo, está olhando como a empresa interage com ele, o que ela oferece de informação.
Andressa defende ainda que a assessoria de imprensa tem se tornado cada vez mais uma opção no trabalho estratégico de marcas, não apenas criando oportunidades para que as empresas se comuniquem de maneira eficaz e com conteúdo relevante, mas também auxiliando a manter a imagem das instituições positivas. “É essencial conhecer a realidade dos consumidores, suas necessidades e a forma como interagem com o mercado, produtos e marcas. O trabalho que realizamos não apenas conquista participação relevante na imprensa, mas também, faz todo um estudo sobre o que e como a marca deve comunicar, evitando também possíveis crises de imagem”, finaliza Andressa.
A entrevista com Andressa Dantas vai ao ar nesta segunda-feira (31/10), às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online, com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.
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