Pesquisa realizada pela Opinion Box sobre a jornada de compra do e-consumidor foi transformada em e-book e pode ser baixado sem custo
Um e-book que retrata a jornada de compra do e-consumidor foi lançado pela Opinion Box, empresa de soluções digitais em pesquisas de mercado e opinião, e pela Buscar ID, empresa de marketing digital especializada em análise de dados. O conteúdo do e-book será explicado por Felipe Schepers, COO da Opinion Box, na entrevista ao programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, nesta segunda (19/12).
O material – disponível para ser baixado no site da Opinion Box (clique aqui) – “tem como proposta levar informações para marcas e agências e, assim, contribuir para o planejamento de marketing digital”, explica Schepers.
Para a construção do e-book “Jornada de Compra do E-Consumidor” foram entrevistados 1.075 internautas de todos os cantos do país, de todas as classes sociais e de ambos os sexos. “A pesquisa foi totalmente online e para participar o e-consumidor tinha de ter realizado pelo menos uma compra no último ano”, explica o COO da Opinion Box. Ele acrescenta que foi mapeada toda a jornada de compra do e-consumidor, desde o momento em que inicia a pesquisa online até a efetivação da compra.
“Tudo o que foi levantado na pesquisa está no e-book”, acrescenta Schepers. Ele explica que há dados interessantíssimos como os dispositivos mais utilizados, os canais mais confiáveis, as formas preferidas e os principais problemas que o e-consumidor enfrenta nas compras online. “Inclusive verificamos que cada vez mais os consumidores pesquisam online um produto mesmo estando dentro de uma loja física. Um terço faz esta pesquisa no Facebook e 15% no Google. O que há em comum é que usam o celular.”
Schepers explica que o estudo apurou que 6 em cada 10 e-consumidores começam suas pesquisas pelo Google e 58% visitam de 2 a 5 sites antes de concluir a compra. Esses números apresentam diferença de acordo com a classe social e o perfil de compra do usuário: quem faz mais compras costuma pesquisar mais do que quem compra menos, por exemplo. O e-book tem 45 páginas de gráficos, dados e análises. Além dos resultados gerais, o material oferece também as informações segmentadas por sexo, idade, classe social e hábito de compra.
O material é dividido em três partes principais. Na primeira, estuda-se o comportamento de compra do e-consumidor. Aqui, o relatório apresenta números interessantes, como por exemplo a quantidade de compras online realizadas, as formas de pagamento, as categorias mais compradas e os dispositivos utilizados. Um dado que chama muito atenção nesse capítulo é que mais da metade dos respondentes afirmaram que nunca tiveram nenhum problema realizando compras online. Entre os que já enfrentaram dificuldades, os dois problemas mais citados foram a indisponibilidade do produto e o prazo de entrega.
Em uma segunda parte, a pesquisa explora a jornada de compra dos e-consumidores. Aqui, procura-se entender como eles pesquisam produtos online, quais canais mais utilizam e o que acham de alguns recursos amplamente utilizados pelas empresas de e-commerce, como email marketing, anúncios em redes sociais e remarketing. Descobriu-se, por exemplo, que 37% afirmam comprar frequentemente ou às vezes após clicar em uma oferta ou promoção recebida por email.
Na última parte, analisa-se a diferença entre o e-consumidor frequente e o esporádico. A diferença de comportamento dos dois grupos é notável. Os e-consumidores frequentes, por exemplo, monitoram muito mais os preços dos produtos que vão comprar do que os e-consumidores esporádicos.
Para saber mais sobre o e-book, não perca o programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online. Comandado por Angela Crespo, que também edita o site Consumo em Pauta, vai ao ar nesta segunda, às 16 horas, com reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.