Pedro Braggio, que atua com terapia financeira, conversa com Angela Crespo no Programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online
O brasileiro está com o dinheiro contado. Conseguir fechar as contas no fim do mês não tem sido uma tarefa fácil. Mas com organização financeira é possível não ter de recorrer ao cheque especial, pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito, pedir empréstimos a amigos, parentes ou organizações financeiras.
Para explicar essa “mágica”, o programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, entrevista Pedro Braggio, que atua com terapia financeira há 19 anos e atende famílias e empresas ajudando-as a cuidar das finanças por meio de palestras, cursos, consultas financeiras individuais e grupos de apoio financeiro. Braggio é graduado em ciências contábeis e especialista em finanças.
Na entrevista, Braggio comenta que entre seus clientes há muitos noivos, e juntos constroem antes do casamento todo o planejamento financeiro da nova família. “Muitos casais se separam por causa das finanças. Hoje falar sobre finanças é mais tabu do que falar sobre sexo. A terapia financeira ajuda nisso e coloca as regras desde o começo do casamento.”
Ele também comenta sobre os investimentos em empreendedorismo utilizando os recursos provenientes de rescisão contratual. Há dificuldades por parte dos empreendedores de separar o fluxo de caixa da família com o da empresa. “Se não tem reserva financeira, se está faltando dinheiro em casa, o novo empresário não vai dar os 100% no negócio, e aí a empresa acaba não crescendo”. Essa é apenas uma das razões para se ter tudo na ponta do lápis.
O terapeuta financeiro criou um método (MPB) para que o empreendedor e as famílias organizem suas finanças. As planilhas desenvolvidas por ele possibilitam análise e sincronismo das informações. “Elas dão um olhar amplo para se tomar decisões financeiras. Não basta apenas anotar todos os dados, mas o que se faz com as informações lançadas mês a mês”, destaca.
O programa Consumo em Pauta, comandado por Angela Crespo, vai ao ar nesta segunda-feira, às 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online. Ele será reapresentado na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.