Educador financeiro dá dicas sobre falta de dinheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
O educador financeiro Uesley Lima dá dicas de como se organizar em períodos de pouco dinheiro

Uesley Lima, educador financeiro e fundador do Grupo The One, diz que há jeito para tudo, é só ter informação e auxílio correto

A pandemia do novo coronavírus deu um xeque-mate em boa parte dos brasileiros que, de repente, se viu sem emprego e, consequentemente, sem dinheiro para bancar as contas que não param de chegar a cada mês. Mesmo quem ainda mantém o emprego ou tem uma reserva financeira está preocupado com o dia de amanhã.

Neste cenário, parece impossível enxergar algo de positivo, mas Uesley Lima, educador financeiro e fundador do Grupo The One, pensa o contrário.  Para ele, o momento é para se ter calma para poder pensar com clareza e racionalidade. Ele diz que que há jeito para tudo, é só ter a informação e o auxílio correto.

O que fazer neste momento tendo ou não dinheiro, tendo ou não emprego é o que ele irá comentar no programa Consumo em Pauta. O educador financeiro Lima é o entrevistado da jornalista Angela Crespo nesta segunda (29/6).

Você viu isso?



Dicas do educador financeiro

Logo no início da entrevista, o educador financeiro cita uma frase de Guilherme Benchimol, dono da XP Investimentos: “Se você está com o carro quebrado numa estrada nada vai acontecer se você ficar sentado, ninguém vai te ajudar. Mas se você sair do carro e começar a empurrá-lo, é bem provável aparecer ajuda.”

“Ou seja, o momento requer que se saia da inércia e vá em busca de soluções”, destaca ele.

São várias as dicas do educador financediro para se deixar a inércia e colocar a mão na massa e, assim, mudar a realidade e até construir um futuro diferente. Entre elas, aproveitar o momento e fazer cursos para aprimorar o currículo e mostrar ao empregador, para quem ainda está com carteira assinada, que se quer melhorar o desempenho. “Há muitos cursos onlines e gratuitos que podem melhorar o currículo, ampliar os conhecimentos e até descobrir habilidades que poderão servir inclusive para um novo trabalho e, quem sabe, até abrir um negócio.”

Ele lembra a história sobre uma competição de quem cortava mais lenha, em que o vencedor foi aquele que, em suas pausas para descanso, continuava a afiar seu machado. Em outras palavras, enquanto descansava, aprimorava seu instrumento de trabalho, que é o que deve ser feito neste momento.

Analisar o que sai de dinheiro mensalmente é outro ponto de destaque na fala do educador financeiro. Se alguém tem um gasto mensal de R$ 1 mil, por exemplo, sabe que tem de fazer entrar no mínimo R$ 1 mil em sua conta todo mês. Se está entrando menos, é o momento de cortar os supérfluos ou buscar fontes de renda complementares. “Colocar em pausa alguns ‘luxos’ é uma forma de garantir que as necessidades básicas sejam supridas. É o momento de analisar as respectivas realidades financeiras e de remanejá-las”, diz Lima, destacando que envolver toda a família neste processo de análise de cortes de despesas se torna essencial neste momento, ação que deve ter continuidade quando a situação melhorar.  

Lima destaca que momentos de instabilidade financeira servem também para se explorar as habilidades individuais, sejam elas quais forem. “É hora de fazer um freelance. Todo recurso que entrar no seu bolso é válido para eventuais necessidades que surgirem. Fazer isso, inclusive, contribui para que você não fique à toa, desanimado”, enfatiza o educador financeiro.

Para quem tem dívidas e não tem dinheiro para quitá-las no momento, o educador financeiro sugere uma conversa com o credor, o que demonstra interesse em saldar a dívida, mesmo que seja lá na frente.

Já quem tem uma reserva financeira, Lima ensina que é fundamental saber qual é o custo mensal de sua casa para saber por quantos meses aquele dinheiro segura as contas e assim poder planejar o futuro com mais tranquilidade.

Para saber mais sobre as dicas do educador financeiro e Uesley Lima, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (29/6), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore