O game móbile superou todos os tipos de prognósticos em 2020, e se alinha em crescimento nesta década. Isso se deu pela pandemia
No ano passado, o game móbile experimentou registros ascendentes pela conjuntura sanitária e de quarentena durante a pandemia. Com base nisso espera-se que a indústria aumente o nível de consumo sustentado nos próximos anos.
A permanência dos usuários em casa foi um dos principais fatores para aumentar o consumo desses serviços lúdicos online. O confinamento social promoveu o prazer da experiência de jogos e apostas de eSports on-line em aplicações móveis como bet365 app, tanto individualmente como em família. Então, se você quer se divertir usando seu celular ou tablet, baixe o App e aproveite todas as vantagens que ele oferece.
O nível de consumo mobile também aumentou seus números tanto no volume de audiências como no número de aplicativos baixados nos celulares. O cenário anterior serviu de plataforma para que o setor alcançasse um crescimento exponencial em apenas um ano.
2020, um ano de sucesso para a indústria
A expansão da indústria de game é iminente e os dispositivos móveis se transformaram em uma ferramenta-chave em sua evolução. A acessibilidade à tecnologia móvel, a grande demanda de smartphones e o uso de novas tecnologias para o desenvolvimento de títulos de videogames contribuíram para o desenvolvimento da indústria em formato móvel. Ao mesmo tempo que impulsionaram o crescimento do ecossistema.
O mundo do game e os eSports se destacam por seu crescimento econômico em escala global. Atualmente marcam tendência em milhares de plataformas. Os usuários seguem todas as notícias, novidades, jogam e apostam em seus games favoritos em dispositivos móveis. O portal GameAnalytics publicou os resultados obtidos nos primeiros quatro meses de 2020. A demanda de usuários móveis ultrapassou dos 1,2 bilhões em 2019 para 1,75 bilhões em 2020, crescimento de 46% aproximadamente.
Para surpresa de muitos, a indústria produziu lucros mais altos que outras indústrias poderosas, como a música e o cinema, setores que sofreram o impacto das medidas adotadas para evitar a propagação da pandemia.
Por sua parte, a população em geral tem acesso fácil aos smartphones, o que reforça ainda mais o setor. Alguns anos atrás foi necessário um computador de game para jogar nos melhores títulos de esportes eletrônicos, mas os tempos mudaram e os jogadores já não precisam ficar em um só lugar para participar de um jogo online de Fortnite. Podem investir o tempo que quiserem e jogar em qualquer lugar.
Agora, os usuários consomem mais tempo de jogo e outras atividades relacionadas com o item, como plataformas de streamers com público em massa. Títulos como Free Fire protagonizaram o cenário de jogos mobile com alta demanda e concorrência no mercado. Estatísticas divulgadas pela rede social Twitter mostram que os conteúdos do tema game aumentaram 75%, inclusive as publicações receberam 2 bilhões de tweets, recorde na famosa plataforma.
Futebolistas reconhecidos no mundo do esporte como Sergio “el Kun”; Agüero ou Fabricio Oberto formaram suas próprias equipes de eSports, publicidade que ajudou a massificar o setor em proporções inesperadas.
Utilizadores móveis em massa
O consumo de smartphones em nível mundial é de 3,5 milhões de celulares inteligentes, com uma ascensão anual de aproximadamente 7%, segundo cifras da plataforma digital Newzoo. Cinquenta por cento deste número de usuários gastam algum tempo jogando a partir de dispositivos móveis.
Um relatório realizado nos Estados Unidos e Canadá pela empresa NPD Group indica que existem 303,7 milhões de pessoas com celulares entre ambos os países. Desse número, 238,7 milhões são jogadores ativos em seus smartphones, o que se traduz em um aumento de 12% comparativamente com 2019.
A pandemia ainda permanece latente, realidade que impulsiona o consumo game como uma alternativa à mão para lazer e diversão. Também figura como um espaço virtual para interagir com outras pessoas com as quais não se pode compartilhar em espaços de forma presencial.
A indústria de jogos de vídeo é transformada ao ritmo da tecnologia com jogos multiplataformas adaptados a computadores e dispositivos móveis que oferecem uma experiência de jogo única e atraente. Em esportes eletrônicos, por exemplo, as pessoas podem demonstrar suas habilidades e talentos de uma forma divertida e diferente.
Os valores também estão presentes no setor game, promovendo o trabalho coletivo, a competição esportiva e a liderança positiva em prol de um objetivo que se torna o alvo de milhares de jogadores. Pessoas de todas as idades jogam em dispositivos móveis. Na Argentina, por exemplo, 48% dos jogadores têm mais de 35 anos, 21,7% têm mais de 45 anos e se conectam mais de 4 horas por dia para jogar.
A empresa Globalwebindex realizou um estudo no qual apontou que 68,8% dos argentinos maiores de idade jogam em seus dispositivos móveis pela facilidade de acesso aos jogos e pela grande variedade de opções de jogo em uma mesma equipe.
Os eSports são essenciais para o crescimento do universo de game. O ecossistema de game é um elo que abrirá a porta para uma nova expansão da indústria sem diminuir a importância dos smartphones. Se a tendência é sustentada ao longo do tempo, o game móbile irá abranger mais espaços no mercado.
O ecossistema de game continua a inovar com tecnologia de ponta. Os desenvolvedores se esforçam para criar títulos originais que permitam captar novos usuários de consoles, PCs e dispositivos móveis. O panorama atual indica uma expansão inadiável com novas oportunidades
no futuro para os usuários comprometidos com a indústria.