No Procon-SP aumentou em 186% as reclamações de golpe de entregadores de comida. Veja como não ser mais uma vítima
As reclamações de golpe de entregadores de comida cresceram 186% no Procon-SP. De janeiro a maio deste ano, conforme o órgão de defesa do consumidor, foram registrados 249 atendimentos contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats, já no mesmo período do ano passado foram 87.
O aplicativo IFood teve 44 reclamações em 2020 e 80 em 2021, um aumento de 81%; contra o Rappi foram 29 casos ano passado e 105 nesse ano, 262% de aumento; e contra o Uber Eats foram 14 contra 64, 357%.
Golpe de entregadores de apps de comida
De acordo com as reclamações, no golpe de entregadores de apps de comida os consumidores são cobrados em valores indevidos pelo entregador do app, só percebem o golpe após os valores serem debitados e, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.
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“Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
A soma dos valores reclamados pelos consumidores no Procon até junho deste ano já é de quase R$ 500 mil – mais de R$ 200 mil do IFood, mais de R$ 200 mil do Rappi e quase R$ 80 mil do Uber Eats.
Relatos dos consumidores
Há relatos de consumidores que receberam uma máquina para fazer o pagamento cujo visor estava quebrado; outros que foram informados pelo entregador que deveriam pagar um valor a mais (“valor da entrega”, “taxa de serviço”); casos em que receberam uma ligação do restaurante informando sobre a cobrança de uma “taxa de entrega” e pedindo os dados do cartão; e casos em que o entregador liga dizendo ter sofrido um acidente.
O que observar para não ser uma vítima
O consumidor deve ficar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida:
- Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
- Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
- Não passar os seus dados por telefone;
- Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
- Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida;
- Em caso de problema, registre reclamação no Procon-SP no site ou aplicativo.
“O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado. E lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrência diferente deve ser comunicada à empresa”, avisa o diretor.
Fonte: Procon-SP