Inteligência artificial facilita atendimento ao consumidor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
O uso da inteligência artificial possibilita economia de tempo no atendimento ao consumidor | foto> Mega Brasil

Com o uso da inteligência artificial pelas empresas na área de atendimento é possível uma economia de 18 milhões de horas mês para o consumidor, conforme estudo da Zendesk

A inteligência artificial (IA) está revolucionando as áreas de relacionamento com o consumidor. A aplicação desta tecnologia nos SACs, conforme levantamento realizado pela Zendesk, pode economizar, aproximadamente, 18 milhões de horas/mês gastas por clientes de todo o mundo no contato com seus fornecedores.

A Zendesk é uma empresa de desenvolvimento de software da Dinamarca, com sede em São Francisco, Califórnia, que oferece plataforma para o serviço de atendimento ao cliente hospedada na nuvem. No Brasil, ela tem parceria com a Aktie Now, também especializada em tecnologia para atendimento ao cliente.

Você viu isso?
♦ O uso ético da Inteligência Artificial
Seguro sob demanda para carro chega ao Brasil

Como será possível o consumidor economizar tempo em suas interações com seu fornecedor por meio da inteligência artificial será explicado por Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, à jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta.

Para Stuchi, o processo é simples: “Sai o script para a entrada do robô.”  O executivo destaca dois pontos fundamentais que beneficiam o consumidor quando este fala com robô. O primeiro é que é possível resolver rapidamente problemas rotineiros, como solicitação de segunda via de boleto ou acompanhar o pedido feito em e-commerce. “O robô com inteligência artificial está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso significa que o consumidor pode acessá-lo a qualquer momento e não terá de ficar esperando pelo atendimento”, acrescenta.

O outro ponto, conforme Stuchi, é que o robô facilita a vida do atendente, guiando-o e direcionando-o para que ele resolva da forma mais rápida possível a questão apresentada pelo consumidor.

Com a grande maioria das interações do consumidor passa a ser feita por robô por aquelas empresas que estão adotando a inteligência artificial no relacionamento, o CEO da Aktie Now destaca que o que transborda para ser atendido pelo ser humano tem maior engajamento. “Mas não basta colocar o robô para o atendimento. O objetivo da Aktie Now é melhorar o atendimento ao consumidor e, para tanto, é imprescindível evangelizar nossos clientes para que eles absorvam a ideia da melhor experiência ao cliente. É necessário desenhar a jornada do cliente para entender quais os canais que melhor atenderiam o cliente. Neste contexto, nem sempre o robô é o ideal.”

Até porque, continua Stuchi, é preciso considerar que ainda há muitos consumidores que não têm acesso digital e precisam falar com o humano. “A empresa tem de pensar no processo, na sua operação. Mas pensar primeiro no cliente e depois na operação.

Para saber mais como utilizar a inteligência artificial no atendimento ao consumidor, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (14/01), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore