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Oito golpes comuns no Facebook Marketplace

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Oito golpes comuns no Facebook Marketplace. Proteja-se

Proteja-se. São oito golpes mais comuns no Facebook Marketplace. Da mesma forma que aumentou a adesão à plataforma, cresceu o número de problemas, como a exposição de itens falsos ou ofertas com valores enganosos

É tão fácil de usar, pesquisar e filtrar seus conteúdos assim como ser enganado. Em 2021, o Facebook Marketplace ultrapassou um bilhão de usuários globais. Da mesma forma que aumentou a adesão à plataforma gratuita, cresceu vertiginosamente o número de problemas, como a exposição de itens falsos ou ofertas com valores enganosos.

A plataforma permite que os usuários pesquisem a lista de produtos e filtrem de acordo com a área geográfica. Como as pessoas podem ver os perfis dos vendedores, elas têm um senso maior de proteção.

No entanto, uma pesquisa recente da Eset, líder em detecção proativa de ameaças, identificou e analisou oito diferentes tipos de golpes que circulam no marketplace. A empresa revelou também que um em cada seis (17%) participantes foi enganado no Facebook Marketplace.

Oito golpes comuns no Facebook Marketplace

1 – Itens defeituosos: pode acontecer que um vendedor publique um produto com fotos que o apresente em perfeitas condições, mas, quando entregue, o comprador recebe quebrado. Com itens eletrônicos pode acontecer com mais frequência, pois geralmente nem todas as suas funções podem ser avaliadas antes da compra;

2 – Itens falsos: se o produto não estiver quebrado, pode ser falso. Roupas de grife, perfumes, joias e cosméticos são alvos particularmente comuns de falsificação. Assim como os golpes de produtos defeituosos, é difícil determinar se eles são genuínos ou não apenas com uma foto. Por isso, quando as ofertas parecem boas demais para ser verdade, geralmente se trata de uma farsa;

3 – Golpes do Google Voice: o serviço do Google Voice dá ao criador de contas um número de telefone que pode ser utilizado para fazer chamadas ou enviar mensagens de um smartphone ou do navegador do computador.

Dessa forma, esse golpe busca roubar contas ou criá-las com o número de telefone da vítima. Os golpistas entram em contato com um vendedor usando o interesse em um item como desculpa e, em seguida, tentam deixar o Facebook e continuar a conversa em outra plataforma não monitorada, como o WhatsApp.

Lá pedem ao vendedor para compartilhar um código que eles enviarão para o seu telefone para verificar se são uma pessoa legítima. No entanto, o código enviado é o do Google Voice Two-Step Verification (2FA). Uma vez que a vítima compartilha o código, os golpistas criam uma conta do Google Voice associada ao número de telefone e o usam para executar outros golpes;

4- Pagamento excessivo: o golpista finge ser um comprador e diz a um vendedor que pagou a mais por um item que comprou. Em seguida, enviará uma captura de tela mostrando a suposta transação para a compra e solicitará que eles reembolsem a diferença. Mas, claro, nenhum pagamento foi feito. Se o vendedor cair na armadilha, terá perdido o dinheiro do suposto reembolso;

5 – Compra que nunca vem: outro golpe é vender um item e receber o dinheiro, mas nunca entregar o produto ao comprador;

6 – Phishing/Sorteios falsos: uma maneira de obter informações adicionais das vítimas é enviar e-mails de phishing sobre supostas ofertas e sorteios no Facebook Marketplace. A vítima, desavisada, clicará em um link e preencherá um formulário com algumas informações pessoais acreditando que desta forma estará participando de um sorteio de artigos de luxo, criptomoedas ou outras ofertas especiais. É claro que os golpistas só querem suas informações pessoais para cometer fraudes de phishing ou roubo de identidade.

7 – Golpe de seguro: aqueles que vendem itens muito caros podem ser contatados por golpistas que se passam por compradores dispostos a pagar o custo pelo envio do item e enviar uma fatura falsa para “provar” que eles fizeram isso. Só que eles solicitam que o vendedor pague uma pequena taxa pelo seguro, o que pode levar o vendedor a aceitar;

8 – Ofertas enganosas: neste caso, os golpistas anunciam um produto de alta qualidade a um preço muito tentador, mas quando uma pessoa decide obter a “pechincha”, esse produto não está mais “disponível” e ao comprador será oferecido um item semelhante por um preço mais alto ou uma alternativa mais baixa.

Usuários conscientizados

A ESET explica que muito do que é oferecido nesta plataforma é legítimo, mas, como acontece em qualquer outra plataforma, especificamente aquelas que têm grande popularidade, elas também atraem muitos golpistas. “Diante deste cenário, é muito importante conscientizar os usuários para que eles saibam quais são as estratégias mais comuns utilizadas pelos golpistas online. Dessa forma, estarão mais preparados para reconhecer ações suspeitas e antecipar qualquer tentativa de fraude”, diz Camilo Gutierrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET. “Como em qualquer outro tipo de fraude online, a chave para os usuários é permanecer cético e em alerta”, acrescenta.

 


+ Compras em marketplace. A quem reclamar?

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 Para evitar de cair em golpes

    • Inspecione os itens antes de comprar de vendedores locais;
    • Estabeleça o ponto de encontro em um lugar público e não em casa, de preferência em uma área bem iluminada e, se possível, durante o dia;
    • Revise os perfis de compradores/vendedores para verificar as classificações de usuários e fique alerta se os perfis tiverem sido criados recentemente;
    • Verifique o preço de mercado dos itens e, se houver diferença significativa entre ele e o preço de venda, fique atento ao fato de que ele pode ser falsificado, roubado, defeituoso, etc;
    • Tenha cuidado com ofertas e presentes e nunca insira dados pessoais para acessá-los;
    • Use apenas métodos de pagamento confiáveis por meio do Facebook Messenger (PayPal, Facebook Checkout), pois eles oferecem maneiras de contestar o pagamento. Os golpistas geralmente solicitam cartões de presente, também conhecidos como gift cards, bem como transferências bancárias e pagamentos por meio de diferentes serviços;
    • Mantenha a conversa no Facebook: os golpistas gostam de mudar a conversa para outra plataforma onde acham mais fácil enganar as pessoas, principalmente porque não há aplicativos que protejam o usuário;
    • Nunca envie itens antes do pagamento ter sido feito;
    • Cuidado com as alterações no preço da cotação;
    • Não envie códigos de verificação (2FA) para potenciais compradores.

É preciso prestar bastante atenção nos ambientes virtuais navegados. É o jeito mais eficiente de evitar um desses oito golpes mais comuns no Facebook Marketplace.

Vítima de fraude

Se você tem suspeitas de ter sido vítima de golpes comuns no Facebook Marketplace deve realizar uma denúncia do vendedor no Facebook Marketplace. Para saber como esse relato deve ser feito, é só acessar a Central de Ajuda, ir em Uso do Facebook e clicar em Marketplace.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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