Kia chama donos de veículos para troca do interruptor das luzes de freio

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Quem possui carros da Kia Motors deve observar se seu veículo não está sendo chamado para a substituição do interruptor das luzes de freio. Segundo a empresa, foi constatado que em alguns modelos as luzes de freio podem não acender quando o pedal é pressionado, ocasionando a incapacidade de desativação do piloto automático nos veículos que têm este equipamento ou dificultando a movimentação da alavanca de transmissão. Essas situações colocam em risco o cidadão em eventual acidente de trânsito, pois as luzes de freio podem não acender quando acionado o pedal ou mesmo deixar de desativar o piloto automático. Pode ainda ocorrer a impossibilidade de movimentar a alavanca de transmissão para a posição P (estacionamento).

Os proprietários dos veículos (ver lista abaixo) devem procurar uma concessionária a partir de 1º de junho, não importando se adquiriram o veículo novo ou usado. Não há prazo limite para o fim do recall, que é gratuito. Quem tiver dificuldade para efetuar o reparo, deve procurar um órgão de defesa do consumidor ou falar diretamente com a empresa por telefone (0800-77-11011) ou site site www.kia.com.br.

Atender o chamado é importante na questão segurança e de documentação. Isso porque, conforme a Portaria Conjunta nº 69, da Secretaria de Direito Econômico e do Departamento Nacional de Trânsito,  o veículo que não for reparado em até 12 meses após o início do chamado pelo fabricante terá a informação lançada no campo “observações” do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido pela autoridade de trânsito. Portanto, é imprescindível que o consumidor, ao levar o carro para o reparo, exija o comprovante de que o serviço foi efetuado para repassá-lo quando da venda do veículo. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuitamente. 

Identificação dos veículos chamados para recal
(devem ser observados somente os seis últimos dígitos do chassi):

 

Modelo – Soul
Chassis do 190025 ao 730657. Ano de produção: de 1/6/2010 a 14/6/2011

Modelo – Carens
Chassis do 200069 ao 305578. Ano de produção: de 1/3/2008 a 20/11/2009

Modelo – Carnival
Chassis do 144789 ao 161062. Ano de produção: de 21/11/2006 a 27/6/2007

Modelo Sorento
Chassis do 764938 ao 896096. Ano de produção: de 1/5/2007 a 15/12/2008

Modelo Sorento
Chassis do 078328 ao 184608. Ano de produção: de 24/10/2009 a 24/4/2011

Recall

Conforme o artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor, nenhum fornecedor pode colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber que apresenta alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou à segurança do consumidor.  Ao ser identificado qualquer problema após a comercialização do produto ou serviço, a empresa deve comunicar o fato às autoridades competentes e aos consumidores, chamando-os para o reparo sem nenhum custo.

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