TESTE
Liquidificadores apresentam risco de acidente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
liquidi

Entre os liquidificadores testados, a Proteste solicitou ao DPDC que os  dois modelos da marca Oster sejam retirados do mercado

Dois modelos de liquidificadores da marca Oster oferecem risco de acidente ao consumidor. Essa foi a conclusão da Proteste Associação de Consumidores após testar 15 modelos de diferentes marcas. Em razão do resultado, a entidade solicitou ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) que os dois modelos sejam retirados do mercado. Enviou também ofício ao Inmetro sugerindo a criação de uma norma que exija dos fabricantes um sistema de segurança que impeça o funcionamento dos liquidificadores quando as lâminas estiverem expostas. Por fim, pediu ao fabricante para fazer as adequações necessárias nos produtos, para que não provoquem mais riscos. Tão logo os problemas sejam solucionados, eles podem voltar às prateleiras.

A entidade destaca que os dois modelos da Oster, com lâminas removíveis, não têm dispositivo de segurança para impedir o funcionamento do motor com as lâminas acopladas, sem o copo. Há risco de ferimento ao se colocar as mãos na lâmina e apertar acidentalmente o botão de ligar ao mesmo tempo.

A Oster, empresa americana, contesta o resultado dos testes da Proteste, destacando que “os produtos citados não apresentam nenhum risco ao consumidor quando usados em acordo com as instruções constantes no Manual de Instrução e com os requisitos do Inmetro, Portaria Inmetro nº 371, através da NCC 12.0659”. A empresa explica em nota que é a primeira fabricante de liquidificadores do mundo e seus produtos estão no mercado há mais de 50 anos sem nenhum registro de acidente como os citados. “A Oster preza pela alta qualidade e é extremamente criteriosa e exigente em relação à segurança dos seus consumidores. Todos seus produtos são certificados e aprovados pelo Inmetro, atendendo na sua totalidade aos critérios de segurança exigido pelo órgão, que é responsável por prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos.”

Em outros 11 liquidificadores também foi verificado que o rotor pode ser acionado sem que o copo esteja acoplado à base. Apenas os dois modelos da Electrolux, um da Philips Walita e um da Philco não permitem acionamento do rotor sem o copo.

Em relação ao desempenho, o teste da Proteste apontou que um é muito bom (Philips Walita) e quatro foram considerados fracos (Philco, Mondial L-37; Mondial L-66 e o Arno New Facilic LN37). Os demais estão entre bons e aceitáveis. “A maioria dos liquidificadores é ruim ao triturar gelo. Apenas o Philips Walita RI2160 é muito bom nisso. Mas todos os liquidificadores testados cumprem a função de preparar os alimentos. Só que uns demoram mais do que os outros”, explica a entidade.

Foram avaliados: Philips Walita RI2160; Electrolux BBR12; Electrolux BBR30; Britânia Diamante Black Filter; Philips Walita RI2103; Cadence Trapèze Colors; Arno Clic'Pro Juice LN4S; Philips Walita RI2095; Britânia700PR; Philco PH700; Mondial L-37; Mondial L-66;  Arno New Facilic LN37; Oster 6844 e Oster Clássico 4126.

Com Assessoria de Imprensa da Proteste

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore